Acompanhe o Sp. Braga-Rio Ave AO MINUTO

Se o presente é de festa, é preciso assegurar o futuro. O Sp. Braga tem de descer à terra num momento ímpar na história do clube, com o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa. A missão passa por trazer o sucesso europeu para a vertente doméstica, sob pena de ser caso isolado, sem repetição a curto prazo. Os minhotos jogam para a Europa mas o Rio Ave promete ser osso bem duro de roer. O jogo está marcado para esta segunda-feira, às 18h45.

É que a equipa de Carlos Brito está na mó de cima. Cinco jogos consecutivos sem perder, com quatro triunfos e um empate com o Sporting. Mas o que os números não mostram (embora ajudem) é a qualidade do futebol vila-condense, que tem subido a olhos vistos. Por isso, para Domingos, todo o cuidado será pouco.

O clube quer uma multidão para acolher a equipa. Numa iniciativa que o clube vai repetindo, os portões do Municipal bracarense vão abrir-se para quem desejar saudar os «heróis de Liverpool». O quarto lugar, objectivo traçado no início da época, não é uma miragem. Muito longe disso. Os tropeções dos outros candidatos têm permitido que, mesmo numa temporada irregular, o Sp. Braga possa, perfeitamente, fechar em beleza.

Se vencer o Rio Ave e o Paços de Ferreira perder com o Benfica, a equipa «arsenalista» salta para o quarto posto, mesmo com um jogo a menos. Ficará a quatro pontos do Sporting, com possibilidade de reduzir para um. E ainda têm de receber os leões!

Até lá, precisam domar um conjunto em alta. Contra o Sporting, o Rio Ave só falhou na finalização, mas mostrou bem que tem de ser levado a sério. Carlos Brito já conta com Zé Gomes e Wires e um deles deverá substituir o engripado Lionn. Domingos tem um quadro clínico bastante desanuviado, por comparação com o passado recente.

Na temporada passada, o Sp. Braga sofreu para vencer o Rio Ave por 1-0. Marcou Andrés Madrid. A equipa de Vila do Conde, de resto, só por duas vezes, em 16, conseguiu vencer em Braga para a Liga. A última já tem mais de dez anos e foi conseguida com um golo solitário de Armando Sá, que mais tarde jogaria nos «arsenalistas». Vicissitudes do futebol. A ideia é tentar repetir. E, assim, estragar a onda de festa dos «guerreiros do Minho».

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur; Miguel Garcia, Kaká, Rodriguez e Sílvio; Vandinho, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Lima e Ukra.

Outros convocados: Marcos, Paulão, Marco Ramos, Salino, Hélder Barbosa, Keita, Paulo César e Meyong.

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Jeferson, Gaspar e Tiago Pinto; Júlio Alves, Tarantini e Braga; Bruno Gama, João Tomás e Yazalde.

Outros convocados: Mário Felgueiras, Éder, Ricardo Fernandes, Vítor Gomes, Wires, Saulo, Cícero, Mendes e Sidnei.