O MOMENTO:

Sp. Braga

Em nítida fase de recuperação, depois de péssimo arranque da época, o Braga de Jesualdo não perde para o campeonato desde 7 de dezembro, na deslocação ao Dragão (derrota 0-2). Desde aí, uma tendência sólida de bons resultados: triunfo 2-0 sobre o Setúbal; empate nos Barreiros (2-2); vitória 1-2 no Estoril para a Taça da Liga; vitória 2-0 sobre o Arouca para a Taça de Portugal.

V. Guimarães
A equipa de Rui Vitória passa por boa fase na Liga. Nas últimas quatro jornadas, o conjunto vimaranense venceu três (0-2 no Estoril, 0-2 em Arouca e 3-0 com a Académica) e empatou um (0-0 em casa com o Belenenses). O Vitória ocupa o quinto posto e pretende confirmar bom momento no terreno do eterno rival.


AUSÊNCIAS

Sp. Braga:
Ruben Micael e Éder (lesionados)

V. Guimarães: Abdoulaye (a recuperar ritmo)


DISCURSO DIRETO

Jesualdo Ferreira:
«O Braga é favorito porque queremos muito ganhar e o histórico entre Braga e Vitória de Guimarães, nos últimos anos, dá-nos essa expectativa e confere-nos esse estatuto. Jogamos em casa e, nos últimos anos, temos sido mais fortes»

Rui Vitória: «É o primeiro jogo do ano, sabemos que tem um carácter especial, é um dos jogos mais emblemáticos do país e não podemos nem queremos fugir disso. Estamos sem jogar há algum tempo e vamos a jogo»


HISTÓRICO DE CONFRONTOS
O Sp. Braga-V. Guimarães é já um dos clássicos da Liga portuguesa. Em 54 partidas realizadas para o campeonato com os bracarenses como conjunto visitado, a equipa da casa venceu 33, houve dez empates e a formação vimaranense ganhou por 11 vezes.


EQUIPAS PROVÁVEIS:

SP. BRAGA



Outros convocados: Cristiano, Joãozinho, Nuno Coelho, Vukcevic, Luiz Carlos, Salvador Agra e Edinho


V. GUIMARÃES




Outros convocados: Assis, Kanu, Moreno, André Santos, Tiago Rodrigues, Tomané, Nii Plange e Malonga