O Sporting nunca esteve mais longe da liderança, mas já esteve tão longe como está agora. Foi à oitava jornada, quando a derrota no Dragão deixou a formação de Leonardo Jardim a cinco pontos do primeiro classificado, que era então o próprio FC Porto.

Nessa altura o Sporting reagiu bem à distância para o líder e recuperou a diferença em três jornadas: aliás, em três jornadas não só igualou o FC Porto como o últrapassou, estalencendo-se então na liderança em igualdade com o Benfica e com mais dois pontos do que os dragões.

Depois de vencer o Sporting no clássico, o FC Porto empatou (1-1) no Restelo, empatou em casa com o Nacional (1-1) e perdeu (1-0) em Coimbra. Perdeu sete pontos em nove possíveis.

Confira a classificação da Liga

Já o Sporting venceu em casa o Marítimo (3-2), venceu em Guimarães (1-0) e venceu (4-0) em casa o P. Ferreira. Somou portanto os nove pontos em nove possíveis, anulou uma diferença de cinco pontos e subiu à liderança em igualdade com o Benfica, que também venceu os três jogos.

Ora este facto vem de encontro ao que Leonardo Jardim referiu no final do dérbi com o Benfica. O treinador disse então que o Sporting «trabalha sempre da mesma forma, independentemente da classificação».

«Já estivemos a cinco pontos da liderança. Temos de trabalhar sempre em prol do próximo jogo. Os objetivos atingem-se no final da época, e o Sporting está no seu processo natural», adiantou.

Mais preocupante será o facto do Sporting não ter conseguido vencer nenhum rival pelo título, numa altura em que ainda falta defrontar o FC Porto, e, sobretudo, o facto de nos últimos oito jogos a formação de Leonardo Jardim ter somado cinco deles sem fazer qualquer golo.