O Maisfutebol passou os noventa minutos, mais os descontos, a olhar para dois jogadores em particular: Adrien Silva e Renato Sanches.

Os dois motores de Sporting e Benfica, respetivamente, passaram o jogo em confronto direto, sendo que no fim o jovem encarnado acabou por levar alguma vantagem.

Antes de mais porque ganhou, claro, mas também porque foi um pouco mais influente.

Nesta altura é preciso lembrar que Renato Sanches fez os noventa minutos, é verdade, enquanto Adrien Silva saiu aos 77 minutos.

No entanto é preciso referir também que o jogo do jovem encarnado também quase terminou nesse minuto: Rui Vitória colocou Fejsa na mesma altura em que Adrien foi substituído por Gelson Martins, retirando Jonas de campo, o que obrigou Renato Sanches a avançar no relvado, ficando mais perto do avançado e mais distante do centro do jogo.

O Sporting, esse, perdeu muita capacidade de pressionar à procura de situações de remate após a saída de Adrien. Mesmo sem estar a fazer o melhor jogo da época, o capitão leonino estava a ser muito necessário na forma como empurrava a equipa.

Mas vamos aos números.

Os dois jogadores tiveram grande amplitude de movimentos, jogando praticamente entre uma área e a outra, e marcando-se mutuamente. Talvez por isso tiveram quase as mesmas intervenções no jogo: Adrien entrou 42 em jogo, Renato Sanches entrou 44 jogos em contacto com a bola. Mais duas vezes, portanto, o que é coisa pouca.

No entanto Adrien Silva teve sempre um futebol mais conservador, arriscando menos, pelo que fez 21 passes certos e apenas um errado, enquanto Renato Sanches empurrou a equipa para a frente, correu muito com a bola, arriscou criar desequilíbrios. Também por isso fez menos passes certos (16), mais passes errados (3) e teve mais perdas de bola (12 contra apenas quatro de Adrien).

Por outro lado, porém, e porque teve mais intensidade, porque foi mais vigoroso e mais enérgico, recuperou o dobro das bolas (14 contra 7) e cometeu mais faltas (6 contra 0).

No fim, também sorriu: ganhou o jogo e saiu líder da Liga.

Após um jogo, é preciso referi-lo, em que viu um amarelo que deveria ter sido vermelho e que provocou a expulsão de Adrien: o capitão do Sporting excedeu-se nos protestos e foi expulso, mas em boa verdade tinha razão, Renato merecia ter visto o vermelho.

Confronto direto

ADRIEN SILVA

Intervenções no jogo: 42 (21 na primeira parte, 21 na segunda parte)

Perdas de bola: 4 (3 na primeira parte, 1 na segunda parte)

Faltas cometidas: 0

Faltas sofridas: 3 (2 na primeira parte, 1 na segunda parte)

Recuperações de bolas: 7 (3 na primeira parte, 4 na segunda parte)

Passes certos: 21 (8 na primeira parte, 13 na segunda parte)

Passes errados: 1 (0 na primeira parte, 1 na segunda parte)

Remates: 1 (1 na primeira parte, 0 na segunda parte)

Assistências: 0

Golos: 0

Cartões amarelos: 0

Cartões vermelhos: 1

RENATO SANCHES

Intervenções no jogo: 44 (23 na primeira parte, 21 na segunda parte)

Perdas de bola: 12 (7 na primeira parte, 5 na segunda parte)

Faltas cometidas: 6 (5 na primeira parte, 1 na segunda parte)

Faltas sofridas: 1 (1 na primeira parte, 0 na segunda parte)

Recuperações de bolas: 14 (5 na primeira parte, 9 na segunda parte)

Passes certos: 16 (5 na primeira parte, 11 na segunda parte)

Passes errados: 3 (1 na primeira parte, 2 na segunda parte)

Remates: 1 (0 na primeira parte, 1 na segunda parte)

Assistências: 0

Golos: 0

Cartões amarelos: 1

Cartões vermelhos: 0