A Liga Espanhola atualizou, esta quinta-feira, a classificação da segunda liga do país, colocando o Reus com zero pontos, na sequência da expulsão do clube do futebol profissional durante três anos.

De acordo com o Regulamento de Disciplina da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), os resultados da primeira volta do campeonato mantém-se, mas são atribuídos três pontos aos adversários do Reus, nos jogos que estavam suspensos.

Neste caso, Las Palmas, Elche e Albacete vêm atribuída vitória administrativa por 1-0, sendo que o Albacete é o novo líder, na luta pelo acesso ao principal campeonato de Espanha. Os pontos dos restantes jogos até ao final da época, na prova, vão ser atribuídos aos adversários do Reus. Ou seja, as 21 equipas além do Reus vão somar três pontos automaticamente, com vitórias por 1-0.

Apesar de a Liga Espanhola já ter atualizado, de forma oficial, a classificação do Reus, com zero pontos, a RFEF ainda não o fez até ao início da tarde desta quinta-feira.

A decisão desportiva a nível da classificação no campeonato acontece na sequência da decisão do Conselho de Disciplina da Liga Espanhola, que decidiu suspender, a 19 de janeiro, a participação do Reus em todos os jogos da segunda volta da prova.

Na sequência da suspensão, o Reus viu-lhe aplicada, além da já referida expulsão do futebol profissional por três anos, uma multa de 250 mil euros «por incumprimento dos deveres para com os jogadores», a 28 de janeiro último.

A decisão judicial permitiu aos jogadores ficarem livres para assinar por qualquer equipa, após terem sido provados, entre vários incumprimentos, os salários em atraso, que motivaram a rescisão de vários jogadores, entre eles os portugueses Vítor Silva, Luís Gustavo e Ricardo Vaz.