O Barcelona confirmou esta quarta-feira a qualificação para a final da Taça do Rei com novo triunfo sobre o Almeria (3-0), depois da goleada na primeira mão (5-0), desta vez com uma equipa recheada de segundas opções, incluindo Nolito, com apenas dois habituais titulares: Busquets e Daniel Alves. A equipa de Pep Guardiola fica agora à espera para saber se vai defrontar o Real Madrid ou o Sevilha que se defrontam ainda esta noite no Santiago Bernabéu, depois da equipa de Mourinho ter vencido o primeiro embate por 1-0.

Barcelona arruma a eliminatória com uma «manita»

O Almeria até entrou bem no jogo e, aos 26 minutos, Feghouli atirou ao poste, mas logo a seguir os «miúdos» do Barça, com Nolito, que chegou a ser pretendido pelo Benfica, e Afellay, contratado na reabertura do mercado ao PSV Eindhoven, a trabalharem bem nas alas no apoio a Bojan. O primeiro golo surgiu aos 36 minutos, com Nolito a lançar Adriano (ex-Sevilha) que derivou para o centro da área e bateu Esteban com classe.

Um golo que sentenciava a eliminatória e libertava a tensão entre os mais novos do Barça que, em certos períodos do jogo, mal se distinguiam dos titulares, imprimindo a mesma velocidade e qualidade na circulação de bola, com destaque para a boa exibição de Mascherano. No início da segunda parte, aos 55 minutos, novo golo, com Daniel Alves a cruzar da direita e Thiago Alcantara a elevar-se bem para, com uma cabeçada bem medida, colocar a bola ao ângulo.

Dez minutos depois foi a vez de Afellay se estrear a marcar com a nova camisola. Lançado por Keita, o jovem holandês entrou na área, mudou de velocidade e bateu Esteban com um tiro cruzado. O avançado holandês e Bojan desperdiçaram depois boas oportunidades para igualar o resultado da primeira mão, mas o marcador não voltou a alterar-se.

O Barcelona apresentou a seguinte formação: Pinto; Daniel Alves, Busquets, Milito e Adriano; Thiago Alcantara, Mascherano e Keita; Afellay, Bojan e Nolito.