Duarte Machado, treinador do Lusitano de Évora, em declarações na flash interview da SportTV, após a derrota por 6-0 frente ao FC Porto, na Taça de Portugal.

«Sempre disse que o resultado era o menos importante, que íamos tentar dignificar a camisola e ter atitude. Enquanto aguentámos o FC Porto foi um jogo bonito, sobretudo para quem veio de Évora, quem saiu mais cedo do trabalho ou meteu férias. Foi bonito ver o estádio aqui com o verde e branco. Espero que tenham gostado, que tenha sido um bom espetáculo. Enquanto tivemos forças ainda conseguimos rematar à baliza do FC Porto. Disse antes do jogo que ia ser o que o FC Porto nos deixasse fazer»

«Não era uma preocupação dar um bom espetáculo, mas sim sermos iguais a nós próprios. Era pior se viéssemos para defender o resultado. Viemos discutir o resultado, sabíamos que as nossas armas não eram as mesmas. Tentámos colocar qualidade no jogo a espaços e enquanto tivemos forças fomos fazendo alguma coisa»

[jogar em Évora seria diferente?]

«No nosso campo não seria assim de tão menores dimensões, ainda é um campo relvado grande. Num sintético, se calhar, o FC Porto teria mais dificuldades. Mas o ritmo de jogo é muito grande, deixou-nos completamente de rastos. Um estádio desta dimensão deixa algumas marcas, mas tinha dito para eles desfrutarem. Depois, dentro de campo, com a qualidade dos jogadores do FC Porto, percebemos que o ritmo era claramente diferente»

«Agora vamos voltar à nossa realidade e tentar chegar aos primeiros lugares o mais rapidamente possível. Sabíamos que todo este mediatismo ia causar alguns estragos. Se não tivéssemos feito um bom jogo, seria complicado colocar na cabeça dos jogadores que têm qualidade. Vão continuar a desfrutar deste momento pelo menos durante o fim-de-semana. Depois vamos falar sobre o que se passou, dissipar todo este mediatismo e focar no próximo jogo»