Frederico Silva juntou-se a Gastão Elias no lote dos portugueses com presença assegurada na segunda ronda do Estoril Open.

O tenista das Caldas da Rainha, atualmente no lugar 426 do ranking mundial, afastou o uzbeque Denis Istomin, número 74 da hierarquia.

Apesar de não partir como favorito para o encontro com carrasco de Novak Djokovic na última edição do Open da Austrália, Frederico Silva teve um desempenho muito sólido e despachou o adversário em dois sets por duplo 6-2.

Apático e com muitos erros não forçados (chegou até a descarregar a frustração na raqueta), Denis Istomin só conseguiu incomodar o tenista português no arranque dos dois parciais, alturas em que conseguiu recuperar de quebras de serviço madrugadoras de Frederico Silva. Ainda assim, não conseguiu a consistência necessária para contrariar a agressividade do jovem de 22 anos, que resolveu o encontro em uma hora e 10 minutos.

Frederico Silva vai agora medir forças com o espanhol David Ferrer, antigo número 3 do mundo e detentor de 26 títulos ATP.

Marcha do encontro

SET 1

0-1, ISTOMIN: Uzbeque segura o serviço no jogo inaugural.

1-1, FREDERICO SILVA: português responde bem e empata o primeiro parcial.

2-1, BREAK FREDERICO SILVA. Português na frente do marcador no set inaugural.

2-2, ISTOMIN QUEBRA O SERVIÇO. Uzbeque responde e volta a equilibrar o encontro.

3-2, BREAK FREDERICO SILVA. Tenista português volta a quebrar o serviço a Istomin. Vai agora servir para materializar o break.

4-2, JOGO FREDERICO SILVA. Quebra de serviço materializada. Vantagem importante para o português, que está agora verdadeiramente na frente do marcador!

5-2, BREAK FREDERICO SILVA. Mais uma quebra de serviço para o português, que vai agora servir para fechar o primeiro parcial. Uzbeque está muito apático.

6-2. SET. Frederico Silva segura serviço e vence o primeiro parcial.

SET 2

0-1, JOGO ISTOMIN. Uzbeque segura o serviço no arranque do segundo parcial.

1-1, JOGO FREDERICO SILVA. Português precisou de suar muito para não sofrer uma quebra de serviço prematura no segundo set.

2-1, BREAK FREDERICO SILVA! Português passa para a frente. Vai agora servir para materializar a quebra de serviço.

2-2, CONTRA-BREAK PARA ISTOMIN. Segundo parcial está a ser, para já, uma cópia do primeiro.

3-2, BREAK FREDERICO SILVA. Jogo desastrado do uzbeque, que perdeu todos os pontos.

4-2, JOGO FREDERICO SILVA. Português cada vez mais perto da vitória.

5-2, MAIS UM BREAK! Frederico Silva vai servir para GANHAR O ENCONTRO!

6-2, FREDERICO SILVA VENCE O JOGO DE SERVIÇO E ELIMINA DENIS ISTOMIN!