Rafael Nadal esclareceu os motivos que o levaram a retirar-se no 5.º set do embate com Marin Cilic nos quartos e final do Open da Austrália.

«Tinha a perna [direita] bloqueada. Doía-me muito quando me movia. Esperei para ver se os anti-inflamatórios faziam efeitos, mas depois tornou-se impossível mover a perna. E sem mover a perna não poderia ganhar», disse após o encontro.

«São momentos muito duros, difíceis de assimilar. Não é a primeira vez aqui [n.d.r.: também desistiu nos quartos de final do Open da Austrália em 2010]. É complicado aceitá-lo. Sou uma pessoa positiva, mas tinha uma boa oportunidade de estar nas meias-finais de um Grand Slam e lutar por um título muito importante para mim», rematou.

A derrota de Rafael Nadal fará com que o tenista maiorquino perca quase 1000 pontos no ranking ATP. No entanto, mesmo que Federer defenda com sucesso o título conquistado na edição anterior do Open da Austrália, continuará líder da hierarquia na próxima atualização do ranking mundial.

Entretanto, Nadal já informou que vai ser submetido nesta quarta-feira uma ressonância magnética para avaliar a gravidade da lesão.