A FIFA divulgou nesta segunda-feira os candidatos aos prémios de melhores do ano, nas mais diferentes categorias. Além do prémio Puskas, que conta com Cristiano Ronaldo e Quaresma, e do prémio de melhor do Mundo, para o qual Ronaldo também concorre, são várias as categorias premiadas pelo organismo que rege o futebol mundial.

Na categoria de guarda-redes, Kasper Schmeichel, filho de Peter Schmeichel, antigo jogador do Sporting, é a principal novidade nos três nomeados. Hugo Lloris, campeão do Mundo pela França, e Thibaut Courtois, agora no Real Madrid, são os concorrentes do dinamarquês.

Kasper Schmeichel recorda o Estoril: «Sinto saudades desses tempos»

A categoria de melhor treinador no futebol masculino conta com dois franceses e um croata: Zidane, vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid, concorre com Deschamps, vencedor do Mundial com a França, e Zlatko Dalic, que guiou a Croácia a um 2.º lugar histórico na Rússia.

Na mesma categoria, mas no futebol feminino, os nomeados são: Reynald Pedros, treinador do Lyon, que venceu a Liga dos Campeões; Asako Takakura, treinadora da equipa feminina do Japão, e Sarina Wiegman, selecionador da congénere Holanda.

Para melhor jogadora do mundo, as três candidatas são: Ada Hegerbeg (venceu a Liga dos Campeões com o Lyon), Dzsenifer Marozsan (também vencedora da Champions League ao serviço do emblema francês) e Marta, a mítica jogador brasileira, atualmente no Orlando Pride.

Por fim, a FIFA vai atribuir também um prémio dos adeptos: para esta distinção concorrem Sebastián Carrera, que fez três mil quilómetros sozinho para ver a sua equipa, o Club de Deportes Puerto Montt jogar; os adeptos do Japão e do Senegal, que limparam as bancadas após os jogos das duas seleções no Mundial, e os do Perú, que compareceram em grande massa na Rússia para apoiar a sua seleção.

Os prémios serão entregues no próximo dia 24 de setembro, na Gala da FIFA, em Londres.