Petit, treinador do Tondela, na sequência da derrota caseira perante o Moreirense (1-2):

«Não é nenhuma desculpa, mas o Fernando Ferreira teve dois dias sem treinar, o Bruno Monteiro também teve algumas dificuldades, o Hélder Tavares está de fora… Mas não foi por aí. A minha equipa é inconstante, tanto vai ao 80 como ao oito. Se não tivermos a mesma mentalidade, não vamos conseguir ganhar. O Moreirense ganhou mais bolas, foi mais agressivo, teve as melhores oportunidades e nós fomos mais apáticos. Não pode haver esta alternância de rendimento. Os jogadores têm de perceber que os jogos da I Liga são cada vez mais difíceis. Se pudesse, ao intervalo tinha mudado os onze jogadores, tal como lhes disse. A única coisa que apareceu hoje foram as camisolas do Tondela, mais nada.

A mensagem é passada, agora a personalidade do jogador é que tem de ser diferente. Para se ganhar um jogo na I Liga, é difícil. Temos de ser mais profissionais na nossa profissão. Temos de ser sempre iguais a nos próprios. A equipa hoje foi zero. Os jogadores têm de encarar cada jogo como se fosse o último. A equipa sentiu que não estava dentro do campo.

Nós temos de transmitir sempre a mensagem do que é a I Liga, alguns jogadores são experientes e têm de passar essa mensagem também. Não pode ser só o treinador a passar ideias para dentro do campo, alguns que estão lá dentro também têm de se impor. Se fazemos coisas boas com Benfica, FC Porto ou Sporting, porque não fazer com estas equipas também? Se calhar, há alguma desconfiança com bola. Aquilo que trabalhamos e que fazemos no treino, temos de transportar para o campo.

Ninguém gosta de perder, os adeptos estão no seu pleno direito. Temos de refletir sobre estes quatro meses em que temos estado a trabalhar. O jogador tem que tentar ser melhor no dia-a-dia. É nos detalhes que se faz a diferença. Nós vínhamos de dois resultados positivos e em cinco/seis dias, deitámos tudo a perder.»