Alef, jovem trinco brasileiro, chegou na sexta-feira a Portugal para cumprir os habituais exames médicos e assinar contrato com o Sp. Braga... ou pelo menos, foi isso que o jogador disse aos jornalistas já que o Ponte Preta, clube que tem os direitos desportivos do jogador, diz que o negócio não está fechado.
 
«A Associação Atlética Ponte Preta esclarece que nenhuma negociação envolvendo o volante Alef foi ou está concluída», diz um comunicado do clube brasileio.
 
«No momento, o Olympique [de Marselha, clube ao qual esteve emprestado na época passada] tem o direito de exercer a compra, o que pode ocorrer até 30 de junho. Caso o time francês não exerça este direito, a Ponte irá avaliar outras propostas, recebidas de equipes de Portugal».
 
À chegada a Portugal, Alef, citado pelo jornal A Bola, afirmou: «Queria continuar na Europa e surgiu esta proposta do Sp. Braga. Também tive uma oferta do Benfica, fiquei feliz com as duas mas escolhi o Sp. Braga porque é um bom projeto». 

O Ponte Preta fez ainda questão de negar os valores citados na imprensa sobre a transferência. «O valor estabelecido de negociação é de um milhão e meio de euros, a ser dividido entre a Ponte e os parceiros nos direitos económicos do atleta (visto que o contrato do jogador é anterior às mudanças estabelecidas pela FIFA)».