As conferências de imprensa da Liga dos Campeões são complexas. Entre traduções, compassos de espera e perguntas inesperadas, há de tudo um pouco.

Silvestre Varela sentiu isso mesmo. O extremo do FC Porto não se costuma alongar nas respostas mas é natural que a imprensa espanhola desconheça esse facto.

Uma jornalista do país vizinho decidiu questionar o internacional português sobre a Bola de Ouro. A pergunta seria igualmente para Paulo Fonseca, mas o treinador já tinha acabado de falar.

Restou então Varela. E aqui, em pleno Vicente Calderón, na véspera de um jogo decisivo, o jogador teve de falar sobre Cristiano Ronaldo, máxima figura do Real. Afinal, ele merece a Bola de Ouro?

«Sim, para mim sim, sem dúvida, o Cristiano Ronaldo merece a Bola de Ouro», lá foi dizendo o extremo, educadamente. A jornalista quereria algo mais. Ronaldo é o melhor do mundo nesta altura? «Sim, sim claro». E por fim, Varela livrou-se do tema.

A jornalista em questão não se livrou, ainda assim, de alguns comentários dos seus compatriotas. Estar aqui, na casa do Atlético de Madrid, a lançar perguntas sobre Ronaldo...