Etien Velikonja é a surpresa de inverno do Rio Ave.

Avançado esloveno, natural de Gorica, Velikonja (que este domingo, com o Arouca, estreou-se a titular na equipa de Nuno, tendo saído aos 56 minutos), deu os primeiros passos no no futebol no clube da terra e deu o salto para o Maribor, um dos principais emblemas da Eslovénia, com o qual já atuou na fase de grupos da Liga Europa.

Os golos na liga eslovena, na seleção de sub-21 do seu país e as atuações nas competições europeias (entre as quais em dois jogos frente ao Sp. Braga, na época 2011/12) colocaram Velikonja no radar dos olheiros do futebol europeu. E o salto para a Premier Legue foi o prémio para as boas época do jovem atacante.

O problema é que um ano e meio no Cardiff City não foi suficiente para que Etien Verlikonja se estreasse na grande liga inglesa. «Fui fazendo uns jogos pela equipa de reserva, mas infelizmente nunca deu para jogar na Premier League. Era tempo de jogar com regularidade, até porque fui sempre tendo o cuidado de me manter na melhor forma possível, enquanto não joguei», explicou o esloveno, em conversa com a Maisfutebol Total.

Etien revelou, num inglês desenvolto e um ar ainda tímido: «No início desta época, houve a hipótese de ir para outra equipa, mas infelizmente o Cardiff não deixou. Não percebi muito bem porquê, porque eles não contavam comigo para a equipa principal, mas pronto, isso é passado, o que interessa é que agora estou no Rio Ave e estou muito empenhado em singrar por cá».

Fã do futebol português

Velikonja assume-se como «fã do futebol português». «Sempre gostei do vosso futebol, tem muito bons executantes, joga-se com qualidade. Quando me falaram na possibilidade de vir jogar para Portugal, fiquei muito entusiasmado com a ideia. Ainda por cima, para um bom clube como o Rio Ave, que está em duas meias-finais de taças e tem boas perspetivas de poder, por alguma via, atingir um lugar europeu na próxima temporada».

«Muitas pessoas na Eslovénia sabem coisas sobre o futebol português. O estilo do futebol português é muito apreciado no meu país. Por outro lado, será bom para mim estar num clube onde os jogadores jogam para a equipa, isso ajuda a evoluir», apontou o avançado.

Oblak aconselhou

Jan Oblak, guarda-redes que recentemente tirou a titularidade a Artur Moraes no Benfica, foi decisivo no ingresso de Etien no Rio Ave.

Como o
Maisfutebol já contou nesta peça, Velikonja e Oblak são amigos de longa data e jogaram juntos na seleção de sub-21 da Eslovénia.

«O Jan já jogou aqui no Rio Ave e falou-me muito bem do clube. Felizmente, já pude confirmar essas indicações. As pessoas estão a ajudar-me muito na ambientação, os colegas... E gosto da ambição do clube, as perspetivas de crescimento na carreira que ele me dá», apontou o avançado. 

A olhar para a final

As duas meias-finais em que o clube está envolvido (Taça da Liga e Taça de Portugal) são outro aliciante: «Adorava fazer parte de uma final ainda esta época e, claro, seria bom atuar nas provas europeias na próxima temporada...», atirou.

Na foto, Etien aparece a olhar, literalmente, para a final de 1 de maio de 1984, data da presença, há 30 anos, do Rio Ave na final do Jamor (derrota 1-4), em equipa então treinada por Mourinho Félix, pai do atual treinador do Chelsea. 

Os duelos com o Braga para a Liga Europa

Na época 2011/12, o Maribor estreou-se na fase de grupos da Liga Europa, depois de conseguir eliminação histórica sobre o Glasgow Rangers, no «playoff» de acesso.

Etien recorda: «Na fase de grupos defrontámos o Sp. Braga, o Birmingham e o Brugges. Frente ao Braga, perdemos 5-1 em Portugal e empatámos 1-1 na Eslovénia. Lembro-me bem do Alan, um extremo de cabelos longos que corria muito... Também me recordo do avançado
(ndr: referia-se a Lima, hoje no Benfica), bom jogador também».

Trinta golos numa época


Como avançado que é, Velikonja assume que «o seu principal objetivo é fazer golos», embora se defina como «um jogador de equipa, que gosta de se envolver no jogo e não espera apenas pela oportunidade».

«Cheguei a apontar cerca de 30 golos numa só época, quando tinha 19 anos, entre campeonato e seleção de sub-21. Mais tarde, no Maribor, marquei mais de 20 golos por época, na soma de todas as provas oficiais», sublinhou.

Além de várias presenças nos sub-21, Etien tem três jogos feitos pela seleção principal da Eslovénia: «O primeiro foi com San Marino, na qualificação para o Mundial-2010. Depois foi com a Grécia, um particular, e ainda com a Roménia, também um particular».

Cardiff, experiência adiada

O contrato com o Cardiff dura mais dois anos e meio, mas a integração no clube galês foi agora interrompida, perante a falta de oportunidades na equipa principal: «O meu foco agora é no Rio Ave e em triunfar no futebol português», insiste o esloveno.

No País de Gales, Velikonja foi orientado por Malky Mackay e, mais recentemente, por David Kerslake, técnico que foi agora substituído por Ole Gunnar Solkjaer, com quem Velikonja praticamente já não trabalhou.

«Estive sempre a preparar-me como se estivesse a jogar, porque sabia que isso seria fundamental para o meu futuro», reforçou o avançado.

Etien Velikonja, um esloveno precavido e ambicioso, cheio de vontade de fazer o que na Premier League ainda não pôde mostrar: « Golos, muitos golos!»


ETIEN VELIKONJA

Data de nascimento:
26 de dezembro de 1988 (25 anos)
Naturalidade: Gorica (Eslovénia)
Posição: Ponta-de-lança
Altura: 1,77 metros
Peso: 72 quilos
Percurso: Gorica (2006-2010), Maribor (2010-2012), Cardiff (2012-2014), Rio Ave (2014)