Etien Velikonja, avançado esloveno de 25 anos, foi reforço de inverno do Rio Ave e alarga opções para o ataque da equipa de Nuno Espírito Santo.

Brevemente, em conteúdo da revista
MF Total, poderá ficar a conhecer toda a história de Velikonja, o atacante esloveno que o Cardiff City, da Premier Legue inglesa, emprestou ao Rio Ave, cheio de vontade de triunfar no futebol português.

Em declarações ao Maisfutebol, o jogador, natural de Gorica (e que já passou pelo Maribor, clube pelo qual defrontou o Sp. Braga na fase de grupos, na época 11/12, antes de ingressar no Cardiff) falou ao detalhe sobre Jan Oblak, o guarda-redes que tirou o lugar a Artur Moraes na baliza do Benfica.

Etien e Jan são amigos de longa data. Apesar do avançado ter nascido em Gorica e o guarda-redes ser natural de Ljubljana (a capital eslovena), Velikonja explica, a sorrir: «A Eslovénia é um paí muito pequeno, em duas horas de carro vamos de uma ponta a outra...»

E sobre Oblak, Velikonja não tem dúvidas em afirmar: «É já, neste momento, um dos melhores jovens guarda-redes do Mundo. Tem qualidades fantásticas como atleta e, a par disso, é um grande profissional e um excelente ser humano».

O avançado do Rio Ave, que ainda não se estreou na equipa de Nuno mas se sente em condições de ajudar a equipa de Nuno «muito em breve», vai mais longe, quando fala das qualidades de Oblak: «Tem características que o levarão a um patamar muito, muito elevado. Ser guarda-redes titular do Benfica, com a idade tão jovem que ele tem, já é fantástico. Mas ele vai chegar ainda mais longe. Irá chegar ao topo mundial, não tenho dúvidas sobre isso».

«Oblak não treme nos grandes jogos»

Na véspera do grande clássico na Luz, entre Benfica e Sporting, Velikonja comenta: «Oblak não treme nos grandes jogos. É muito seguro, está habituado a grandes desafios. É um guarda-redes muito regular, estou certo que continuará muito bem no Benfica...»

Apesar de ser quatro anos mais velho que o guardião do Benfica (Etien tem 25, Jan 21), Velikonja chegou a cruzar-se com Oblak nos sub-21 da Eslovénia: «Ele sempre esteve avançado para a idade, porque é mesmo muito bom. Com 21 anos, é já o segundo melhor guarda-redes da Eslovénia, logo a seguir a Samir Handanovic, o titular da seleção principal e que joga no Inter de Milão».

Belec, outro bom esloveno entre os postes

Outro guarda-redes esloveno a atuar em Portugal é Belec. O titular da baliza do Olhanense, com 23 anos, «será o terceiro ou quarto melhor guarda-redes esloveno da atualidade», aponta Velikonja.

Tal como Handanovic, Belec também pertence ao Inter de Milão, estando emprestado pelos «rossoneri» ao Olhanense.

O facto de Oblak ter jogado no Rio Ave em 12/13, por empréstimo do Benfica, ajudou a esta experiência de Etien Velikonja em Vila do Conde: «O Jan falou-me muito bem do clube e incentivou-me a vir para cá».