O V. Guimarães precisa de «empenho e de vestir o fato de macaco» para enfrentar o Moreirense no dérbi vimaranense desta sexta-feira, que abre a jornada 23 da Liga. O técnico do emblema de Guimarães espera um jogo «difícil» e em que alguns momentos será necessário ter «paciência».

«Necessitamos de pontos, não escondemos isso, precisamos de uma vitória para regressar à normalidade. É preciso ter critério e em alguns momentos ter paciência. É um dérbi e normalmente estes jogos são jogados de forma intensa. É preciso empenho e, como se diz, vestir o fato de macaco porque estes jogos decidem-se nos pormenores», referiu Pedro Martins, perspetivando um jogo diferente do da primeira volta, em que o Vitória venceu (0-1).

O jogo com o Moreirense surge em vésperas da receção ao Desp. Chaves, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Pedro Martins diz que o foco está no Moreirense: «Temos a noção do quanto é importante o jogo de amanhã. Primeiro porque vestimos esta camisola; depois sabemos também o quanto é importante vencer e fazer um bom jogo para voltar à normalidade».

A finalização continua a ser o fator encontrado por Pedro Martins para justificar os quatro jogos sem vencer. «No último jogo, em Belém, tivemos seis oportunidades com enormes possibilidades de fazer golo e só fizemos um, nesse aspeto temos de melhorar, assim como os níveis de agressividade defensiva também têm de melhorar», sublinhou.

Sobre o Moreirense, Pedro Martins mostra-se de sobreaviso para as transições da equipa de Moreira de Cónegos. «Conheço bem a filosofia e o processo de jogo do Moreirense. Vão ser agressivos e explorar as transições, onde são fortes. Venceram a Taça da Liga com todo o mérito, mas precisam de ganhar porque também não estão numa fase ideal. Vai ser um jogo com duas equipas a precisar de vencer», atirou.

O embate entre o V. Guimarães e o Moreirense está agendado para as 19horas desta sexta-feira, no D. Afonso Henriques.