Xavi está a festejar 15 anos de Barcelona, uma marca impressionante, quase sempre ao melhor nível.

Em entrevista à «Barça TV», o médio espanhol confessou que gostaria de ter, como prenda, a Supertaça espanhola, que esta quarta-feira o conjunto catalão disputa com o Atlético de Madrid.

Após o empate, 1-1, em Madrid, tudo está em aberto para a partida no Camp Nou, mas Xavi acredita que o Barcelona irá confirmar favoritismo: «O golo de Neymar pode ser decisivo.

Um golo fora de casa neste tipo de competição ajuda muito. Acho que a equipa se portou da maneira que precisava naquele momento. Tivemos a paciência necessária para chegar ao gol do Atlético, que é um conjunto que raramente dá espaços. Na verdade, só tivemos duas ou três hipóteses claras e aproveitámos com Neymar. Esse golo pode dar-nos o título».

Caso o Barça concretize esse favoritismo, este será o 22.º título do percurso de Xavi em 15 anos no clube.

Com 33 anos, Xavi passou 15 deles como jogador da equipa principal do Barça. A marca foi atingida no passado dia 19 e o jogador espanhol faz planos de completar, pelo menos, a maioridade no conjunto catalão: «Estou muito feliz, orgulhoso e feliz por todo esse tempo que eu passei no Barça, o clube da minha vida, para mim o melhor do mundo. Além disso, tenho obtido muitas conquistas, especialmente nos últimos anos. Já fui muito feliz no clube, continuo sendo e ainda tenho mais três anos de contrato pela frente».

Sobre a integração de Neymar na equipa, Xavi não podia ter sido mais elogioso: «Ele é muito humilde, muito jovem e está a mostrar grande inteligência. O treinador está a colocá-lo gradualmente na equipa e está a provar o seu valor. No Calderón, deu-nos dinamismo, porque tem uma função no mano a mano que é muito importante para nós. Quando as equipas se fecham na defesa, precisamos de pessoas nas pontas que desequilibrem, e ele é um jogador capaz de fazer essa diferença. Tem chegado à área e está destinado a fazer a diferença pelo Barça».