O Barcelona caiu! O campeão espanhol durou 15 jogos na liga sem perder, mas na primeira deslocação ao novo San Mamés perdeu por 1-0, perante um Athletic Bilbao de Champions. Houve polémica, também.

As vitórias de Atlético Madrid e Real Madrid colocavam alguma pressão nos catalães, por estes dias a contas com inúmeras lesões: Valdés e Messi as mais sentidas, Alves e Jordi Alba também fazem parte das baixas.

FICHA DE JOGO

Ainda assim, o Barça chegou a Bilbao só com um empate na Liga. O resto eram vitórias. A segunda incursão em território basco correu pior do que a primeira, porém: de Pamplona, o Barça tinha saído a zeros.

O primeiro tempo acabou sem golos, ainda que tenha havido algumas jogadas de perigo, sobretudo de Neymar e
Munian. O encontro não era de ninguém, ainda assim, porque as equipas iam alternando o domínio.

O segundo tempo começou com o Athletic junto da baliza de Pinto, que defendeu remate de Toquero logo a abrir. Um minuto depois, Neymar desperdiçou ocasião grande para fazer o 0-1. Atirou por cima.

Até que ao minuto 57 surgiu o caso do encontro. Neymar encara e Iturraspe derruba-o, quando o brasileiro ficava cara a cara com o guardião do Athletic. O árbitro assinalou a fala e mostrou cartão amarelo ao basco. Os catalães reclamaram veementemente por uma expulsão. Neymar atirou por cima o livre correspondente.

Treze minutos depois, aos 70, chegou o único golo da partida. Que começou com uma notícia: Iniesta perdeu a bola. E logo numa zona perigosa. O Athletic aproveitou, Susaeta recebeu de Ander Herrera e cruzou. Toquero e Munian apareceram e o último atirou de primeira para o fundo da baliza de Pinto.

O Barça precisava de recuperar uma desvantagem frente a uma equipa difícil, que ainda não tinha perdido em San Mamés. Pior do que isso, tinha 20 minutos para o fazer.

Mas o golo de Munian foi ferida grande e o Ath. Bilbao só não acabou com todas as dúvidas porque Pinto defendeu uma cabeçada de Toquero e uma outra de Laporte saiu por cima.

O Barça começou a trocar jogadores, mas fugiu demasiado ao estilo nos instantes finais e tudo o que despejou na área basca, os defesas mandaram para longe.

Os catalães sofrem a segunda derrota seguida, depois de terem caído em Amesterdão, na Champions, frente ao Ajax. Já não estão sozinhos no topo da Liga. O Atlético está mesmo ali ao lado.