Quim Machado, treinador do Belenenses, depois do empate diante do FC Porto (0-0), no Estádio do Restelo, em jogo da 11ª jornada da Liga.

[Satisfeito com o empate ou acha que o Belenenses podia ter somado três pontos?]

- Um ponto contra o FC Porto é sempre positivo. Em relação àquilo que foram os 90 minutos, criámos boas oportunidades, tivemos algumas boas oportunidades e, se tivéssemos ganho, também se aceitava bem Pelo que fizemos num terreno difícil, jogando bem, dividindo o jogo, sem nos colocar lá atrás. Um ponto não é mau pelo que fizemos e pelo adversário que é. A nossa intenção era ganhar o jogo, mas é mais um ponto para as nossas contas.

[Um FC Porto que vai voltar a defrontar dentro de três dias para a Taça da Liga]

-É um jogo diferente, não temos um plantel tão grande como isso, Vamos ver o que podemos fazer. É uma competição que queremos ganhar. O FC Porto é extremamente difícil, fora de casa então. Mas hoje jogamos bem contra uma grande equipa. O espirito da minha equipa, que acreditou sempre que podia ganhar, foi o que nós queríamos. O que digo aos meus jogadores é que é possível ganhar, mesmo frente a um grande. É esta a postura que temos de ter em todos os jogos.

[Já foi criticado por jogar de peito aberto frente aos grandes]

- São formas de trabalhar. Acredito que Portugal, por aquilo que fez no Euro, nos leve a jogar assim. Temos o melhor treinador do Mundo, já tínhamos o melhor jogador do muito, temos de jogar para ganhar. Quem joga ao ataque como eu jogo frente aos grandes tem mais probabilidades de perder, mas acredito que trabalhando da forma como temos trabalhado, é importante para o futebol português. Há treinadores que treinam a transição ofensiva, eu prefiro treinar a transição defensiva. É por pôr as minhas equipas a jogar ao ataque é que temos o Rafa no Benfica, o Semedo no Sporting, o Horta no Benfica. Só conseguimos valorizar os jogadores se jogarmos desta forma. Não estou a desvalorizar os outros treinadores, mas eu acredito que podemos ganhar assim.

[A equipa já está à sua imagem?]

- Desde que entrei que temos tido um calendário difícil. Foi o Benfica, um jogo fora e agora o FC Porto. Nunca fugimos ao nosso modelo, ao nosso sistema e os jogadores têm percebido que é com esta mentalidade que conseguimos pontos. Hoje mostraram isso mesmo com a atitude, com o querer. Ficou demonstrado que, em conjunto, tudo é possível.

[Domingos Duarte e Palhinha têm qualidade para jogar no Sporting?]

- Há aqui miúdos com muito potencial. O Semedo foi para o Sporting, mas no início cometeu muitos erros no Vitória, mas se não lhe tivesse dado essa liberdade, hoje não seria titular no Sporting. Faz parte do crescimento. Este Belenenses vai ter jogadores que no final do ano vão estar no mercado.