Newells Old Boys, River Plate, Olympiakos e, por fim, a felicidade ao serviço do F.C. Porto. Fernando Belluschi está melhor que nunca em Portugal, diz o próprio. A troca de Jesualdo Ferreira por André Villas-Boas permitiu ao argentino elevar as exibições, que têm tido efeito na boa campanha portista até ao momento. O próximo passo para essa felicidade é já sábado, um dia depois de o camisola 7 do Dragão completar 27 anos.

«Sinto-me muito bem, estou muito feliz pela forma em que a equipa está», começou por dizer Belluschi, à margem do 2º aniversário da escola de futebol Dragon Force no Vitallis Park, o complexo azul e branco na Constituição, no Porto. «Queremos continuar assim no sábado e seguir por este caminho», declarou o argentino, que aponta ao duelo com o Sp. Braga, no Dragão, a contar para a quarta jornada da Liga.

Feito o elogio colectivo, é hora de Fernando Daniel Belluschi voltar-se para si próprio. «É a minha melhor fase em Portugal», afirmou o médio, para admitir que teve dificuldades iniciais, depois de ter chegado ao clube, na época passada: «É verdade que, quando cheguei, custou-me um pouco, mas fui melhorando, jogando e a equipa também está muito bem. »

Para Fernando Belluschi, a troca de Jesualdo Ferreira por André Villas-Boas teve aspectos positivos. «Neste caso, acho que passei a ter mais algumas oportunidades e tento dar o meu máximo também nos treinos», contou o camisola 7. «As coisas estão a sair bem e agora é continuar assim», diz o médio, que partilha o sector com João Moutinho. É sobre o ex-leão que também se fala a seguir.

Meireles, Moutinho, joga quem o treinador entender

O meio-campo do F.C. Porto foi reforçado com João Moutinho, no negócio mais badalado do Verão em Portugal. Por outro lado, Raul Meireles partiu para Liverpool, numa saída anunciada, mais admissível ainda depois da chegada do ex-Sporting. O F.C. Porto ficou a ganhar?

«Não se pode fazer essa comparação, chegou um grande jogador e saiu outro que deu muitos títulos a ganhar ao clube», disse Belluschi, instado a falar de dois colegas de sector, um presente e futuro do F.C. Porto, outro já passado, ainda que muito recente.

«É um passo importante para o Raul Meireles, ele merece, é um grande jogador e uma grande pessoa», continuou o argentino, sobre o antigo camisola 3 dos dragões. «Temos muitas opções para o meio-campo e vamos dar conta, jogará quem o treinador entender», argumenta.

Ora, Villas-Boas tem entendido que João Moutinho e Fernando Belluschi são as principais opções. Como está o entendimento entre o 7 e o 8? «Está muito bem, dia a dia vamos entendendo-nos melhor, conhecemo-nos há pouco tempo e estamos ainda a decifrar-nos aos poucos», refere Belluschi.

«A cada jogo que passa vamos aprendendo mais um do outro e é muito importante que no relvado nos consigamos entender bem», concluiu o médio, satisfeito pela forma como 2010/11 tem corrido.