Os três grandes ganharam e houve empate no dérbi minhoto.
 
Não se pode dizer que os jogos mais apetecíveis da jornada 12 da Liga tenham mostrado surpresas, mas permitiram, com esta conjugação, que o FC Porto ultrapassasse o V. Guimarães, no segundo posto, e que o Sporting fizesse o mesmo ao Sp. Braga, no quarto lugar. 

Resultados da jornada e classificação da Liga

A jornada começou com um Boavista-Sporting, duelo que há uma década poderia ser para o título, mas que mostrou, como se esperava a clara superioridade dos leões sobre os axadrezados. 

O Sporting demorou a marcar, mas um golo de Carrillo, aos 53, abriu caminho ao esperado triunfo leonino, que seria selado com um resultado de 1-3.

No sábado, o Gil teve um pouco mais de esperança, depois do empate em Vila do Conde, sem golos.

O Benfica confirmou liderança e o favoritismo sobre o Belenenses, vencendo o duelo lisboeta, na Luz, por 3-0. 

Na Amoreira, o Estoril reforçou tendência de recuperação, vencendo o V. Setúbal, por 1-0.

Em Coimbra, o FC Porto passou fácil em Coimbra, por 0-3, com bis de Jackson e outro de Herrera.


Resultados da jornada e classificação da Liga

No domingo, o Paços perdeu em Moreira de Cónegos, colocando o Moreirense ainda mais confortável na tabela e impondo a Paulo Fonseca a sua primeira derrota como treinador dos pacenses (primeira passagem incluída), em jogos para a Liga, sem ser com Benfica ou FC Porto. Notável.

O Penafiel «ressuscitou» daquela goleada 1-6 com o Sp. Braga, vencendo em Arouca (0-1). Em Braga, o dérbi minhoto acabou sem golos e isso custou a cada uma das equipas a queda de um posto na tabela: o V. Guimarães é agora terceiro, o Sp. Braga está em quinto. 

A jornada fechou com vitória clara (3-0, três na segunda parte) do Nacional sobre o Marítimo, no dérbi madeirense que premiou os 104 anos dos nacionalistas.