Um golo de Raúl Jiménez aos 73 minutos bastou para que o Benfica somasse os três pontos frente ao Rio Ave e saísse de Vila do Conde na liderança da Liga, com mais dois pontos do que o Sporting.

O avançado mexicano voltou a sair do banco para dar pontos aos encarnados (já o tinha feito diante da Académica há duas jornadas, por exemplo), mas a grande novidade no encontro deste domingo foi que os dois maiores goleadores do campeões nacionais ficaram em branco pela primeira em mais de três meses em jogos a contar para a Liga.

A última ocasião em que Jonas e Mitroglou não tinham marcado aconteceu no primeiro encontro de 2016, a 2 de janeiro, ainda na primeira volta do campeonato. Frente ao V. Guimarães, no Dom Afonso Henriques, a equipa de Rui Vitória levou a melhor também por 1-0, graças a um golo apontado por Renato Sanches aos 75 minutos.

Seguiram-se 15 jornadas sempre com pelo menos um golo de uma das duas principais referências do ataque encarnado. De 6 de janeiro (6-0 ao Marítimo) a 18 de abril (2-1 sobre o V. Setúbal): 103 dias em que Jonas ou Kostas Mitroglou fizeram o gosto ao pé.

Neste período de quase três meses e meio, os dois goleadores apontaram um total de 32 golos na Liga: 18 para o brasileiro e 14 para o grego.

Dos 81 remates certeiros que as águias somam no campeonato, 49 têm o selo de Jonas e Mitroglou, o que representa 60 por cento do bolo. Números que por si só atestam a importância dos dois jogadores na equipa.

Assim como comprova um outro dado: dos cinco jogos que os encarnados não venceram para a Liga (Arouca, Sporting, FC Porto, União da Madeira e, novamente, FC Porto), nenhum deles faturou nos quatro primeiros, como é possível constatar na tabela que encerra este artigo.

Jonas e Mitroglou ficaram em branco em oito das 31 jornadas, sendo que apenas quatro delas (50 por cento) tiveram um final feliz para o Benfica. Como neste domingo em Vila do Conde.

Adversário Resultado
Arouca (2.ª jornada, fora) 1-0
FC Porto (5.ª jornada, fora) 1-0
U. Madeira (7.ª jornada, fora) 0-0
Sporting (8.ª jornada, casa) 0-3
Boavista (10.ª jornada, casa 2-0
Sp. Braga (11.ª jornada, fora) 0-2
V. Guimarães (15.ª jornada, fora) 0-1
Rio Ave (31.ª jornada, fora) 0-1