O Benfica é campeão de inverno e tem vantagem para os adversários diretos - que pode aumentar na quarta-feira frente ao Rio Ave, mas Rui Vitória disse, na antevisão ao jogo com os vilacondenses, não querer falar muito sobre essa situação e o motivo é simples.

«Não gosto de fazer balanços. Quem o faz pode cair. Só no final é que se fazem os balanços. Faltam jogar-se mais jornadas do que as que já jogamos. Fazer cenários é muito prematuro.»

«Se me perguntarem se prefiro estar à frente, claro que sim», acrescentou, justificando: «Já se fez uma novela das 14 jornadas, mas faltam muitas mais e dá para fazer outras histórias. Cada jogo é como se começássemos na jornada zero. Foi assim que sempre pensámos e é assim que vamos continuar.»

Por isso, o treinador do Benfica também não diz se está mais preocupado com o FC Porto se com o Sporting, que já vai mais longe na tabela.

«Dissocio-me daquilo que são os nomes das equipas. Estamos em primeiro, em segundo estará o FC Porto a quatro pontos… a um, quando nós competirmos, poderá ficar a quatro ou a um. É aquilo que eu me preocupo. O foco é tão grande em nós que não estamos sujeitos ao que acontece nos outros campos e com as outras equipas. Preocupam-me todas e não me preocupa nenhuma.»