Walter, avançado que passou pelo FC Porto e representa o Atlético Paranaense, explicou o processo que levou à perda de cerca de 15 quilos, colocando-se no peso ideal.

O jogador garante que foi Alecsandro, ex-jogador do Sporting (atualmente no Palmeiras), a colocar o dedo na ferida e a provocar uma mudança de comportamentos.

«Quem me abriu os olhos foi o Alecsandro, no jogo contra o Palmeiras, no ano passado. Ele chegou perto de mim, olhou e disse-me: ‘Walter, vem aqui. Olha para você cara, olha para nossa Seleção, tem condição total para estar na Seleção. Quanto você recebe hoje?’. Eu disse que recebia tanto: ‘Nossa, você pode receber muito mais que isso. Você tem uma qualidade muito grande. Todo mundo fala do Walter, mas sempre fala do peso do Walter’.»

O avançado decidiu finalmente encarar o crónico excesso de peso e os resultados estão à vista. Agora, Walter tem de adaptar o seu estilo de jogo ao novo peso: «Ainda me estou a acostumar a este peso novo. Já há oito anos que vinha com 10, 12 quilos acima do peso ideal.»

«Não adianta as pessoas me ajudarem e eu mesmo não me ajudar. Em todos os clubes por onde passei as pessoas gostavam muito de mim, queriam-me ajudar, e eu não. O FC Porto queria-me ajudar, o Cruzeiro queria-me ajudar, e o Fluminense a mesma coisa, o Goiás a mesma coisa, e eu não queria nada (...). Arrependo-me muito, porque podia estra muito melhor que estou hoje», remata o jogador.