Faltavam quatro minutos para o final, quando Cédric Soares recuperou uma bola, adiantou-a e disparou com o pé direito. A bola ainda bateu na relva antes de fugir definitivamente do alcance de Eduardo. Um golo que valeu três pontos, mas o lateral já tinha marcado outro, na temporada passada, ainda mais vistoso, com o pé esquerdo, no empate com o Nacional (1-1), que também valeu um ponto. O jovem lateral parece, assim, talhado, para arrancar pontos difíceis. Golos que solidificam o seu estatuto de titular indiscutível no Sporting e que lhe podem abrir as portas da Seleção Nacional mais depressa do que era esperado. Está pré-convocado para os jogos com Israel e Luxemburgo, numa altura em que João Pereira (Valência) e Miguel Lopes (Lyon) estão com problemas físicos.

Cedric sem dúvidas: «Fomos mais fortes»

Um passo natural para um jovem que, a par do seu percurso no Sporting, desde os sete anos, também foi progredindo em todos os escalões da seleção nacional. Em 2010 esteve na fase final do Campeonato da Europa de sub-19 e, no ano seguinte, foi vice-campeão do Mundo de sub-20 na Colômbia. Depois fez o seu trajeto nos sub-21 ao mesmo tempo que solidificava a sua posição na equipa principal dos leões.

Cédric Soares nasceu, em 1991, em Gelsenkirchen, na Alemanha, tem dupla nacionalidade, mas cresceu em Portugal e aos sete anos já estava nas escolinhas do Sporting. Conquistou o primeiro título 2005/06, campeão nacional de juniores C, e foi bicampeão de juniores A entre 2008/09, numa altura em que foi chamado pela primeira vez à equipa principal.

Píris: «Vou lutar pela titularidade com Cédric»

Em 2011/12 foi emprestado à Académica e, por ironia do destino, acabou por vencer a Taça de Portugal frente à equipa de Sá Pinto. Volta a Alvalade no ano seguinte para integrar a equipa B, mas acaba por conquistar o seu espaço na equipa principal. Na última temporada, participou em 25 jogos oficiais , 13 na Liga, e marcou o tal golo ao Nacional. Uma bomba imparável com o pé esquerdo.

Este ano é definitivamente o ano da afirmação do jovem lateral. Titular nas seis primeiras jornadas e um golo decisivo na última, em Braga. Paulo Bento já o tinha debaixo de olho e, por força das circunstâncias, pode vir a utilizá-lo mais depressa do que se julgava possível, depois das lesões contraídas por João Pereira e Miguel Lopes. O selecionador vai tornar pública a convocatória para os decisivos jogos com Israel e Luxemburgo na próxima sexta-feira e o nome de Cédric Soares deve estar entre os eleitos.