CheMaisfutebol

Relatos de Alberto Granado e o encontro com Di Stéfano

Na elaboração desta reportagem, tivemos o prazer de falar com uma das pessoas que privou mais de perto com Che Guevara: Alberto Granado, companheiro e confessor dos primeiros silvos sociais de Ernesto, na viagem pela América Latina levada para Hollywood pelo realizador Walter Salles.

A morte a dois passos da família de Erwin Sanchez

Descobrimos também um clube muito especial nos confins da Argentina e ouvimos com deleite as histórias da guevarista Monica Nielsen; chegámos até Walter Vodopiviz, um escritor que tem dedicado a carreira à humanização da figura de Che e até demos de caras com uma ligação desta personagem inesquecível a um futebolista que passou por Portugal.

Nos relvados «hasta la victoria»

«Che, o desportista» é uma reportagem que nos transporta ao mundo mais desconhecido de Ernesto Che Guevara. O mundo do Ernesto diletante, do Ernesto purificado, do Ernesto maleável e ambicioso.

Da natação ao xadrez, sempre eclético

Nos seus curtos 39 anos de vida, Che praticou 26 desportos, como descodificou o jornalista Hernán Santos Nicolini. Para Ariel Scharer, outro escritor argentino, foi «o desportista asmático mais célebre da história», ainda que a sua fama «não proviesse nem do desporto, nem da asma».

No 81º ano do seu nascimento, o Maisfutebol desbrava território alternativo e embarca numa viagem repleta de aventuras.