O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

JORGE RODRIGUES, NOMME KALJU (ESTÓNIA):

«Olá a todos,

Aqui estou para vos relatar o que tem acontecido na minha carreira desde a última crónica. O campeonato da Estónia já começou e vamos na quarta jornada. Até agora, em campo, vencemos três jogos e empatámos um. Infelizmente, por utilização irregular de um jogador, acabamos por perder os pontos da nossa primeira vitória.

Foi uma situação difícil, já que perdemos o jogo por um erro de secretaria. Mas no fundo são erros que podem acontecer a qualquer um, há vários casos do género em equipas da Europa e isto vai servir-nos de exemplo para o futuro. Temos de reverter a situação dentro de campo e ir recuperar esses três pontos a algum lado!

O objetivo do Nomme Kalju passa por vencer o campeonato e ir o mais longe possível nas competições europeias. Já seria bom fazer melhor do que na época passado, onde conseguimos algo fantástico para o clube.

Temos boas expetivas, já que chegaram reforços com qualidade e que se encaixaram bem no grupo, fazendo com que todos os setores sejam equilibrados para atacar em força todos os jogos que se avizinham.

Na última semana aconteceu algo que me proporcionou uma grande alegria: fui convidado por uma estação televisiva nacional da Estónia (a TV3) para realizar um curto documentário sobre a minha vida por aqui. 

O documentário foi exibido no jornal da noite da TV3, o programa com maior share na Estónia. Aceitei o desafio de imediato por ser algo de inédito, não é normal um jogador de futebol ter este protagonismo.

Para além disso, senti que era o reconhecimento pelo trabalho que tenho desenvolvido no mundo do futebol ao longo dos anos. A equipa de filmagens andou comigo durante um dia inteiro, acompanhando todos os meus passos.



Parte da entrevista foi realizada em português mas a outra parte foi em inglês. Por isso, faço-vos uma pequena descrição: filmaram-me no treino, num convívio entre colegas durante um almoço e uma sessão de bowling, num treino com um grupo de jovens da formação e num jantar entre amigos. Também entrevistaram o presidente Kuno Tehva, o treinador Igor Prins, o capitão Alo Barengrub e outros jogadores, questionando-os sobre o tipo de pessoa que sou, o que trago de bom à equipa e ao grupo.

No geral, todos disseram que trago emoção e vida ao jogo e ao balneário, estimulando a equipa de forma positiva.

Posso deixar mais um exemplo dessa influência que procuro ter no grupo. Partilho aqui um vídeo que se está a tornar viral nas redes sociais e que tem a ver com o nosso último festejo de um golo frente ao Flora.

A ideia de fazer este tipo de celebrações surgiu após uma reunião que tive com o presidente do clube. O objetivo é melhorar o espírito de grupo, animar os nossos adeptos e cativar mais pessoas para virem ao futebol.

A equipa aderiu e decidimos fazer o festejo do bowling humano! Com muita pena minha, não estava em campo para participar neste momento mas estarei certamente nos próximos. Por isso, estejam atentos!

Um grande abraço e até já,

Jorge Rodrigues»