Nélson Semedo continua a falar do Benfica como se ainda estivesse no clube e, à conversa com o Maisfutebol, admitiu que gostava de um dia mais tarde voltar à Luz.
 
Na mesma ocasião, elogiou ainda a boa temporada do FC Porto, não conseguindo explicar  a campanha negativa do Benfica na Champions.  Ainda assim, o lateral direito deixou rasgados elogios a Rui Vitória e a André Almeida, «o jogador que todas as equipas gostavam de ter» e que compara a Sergi Roberto.
 
Deixou o Benfica no último mercado, saindo após a conquista do tetracampeonato e ainda da Taça de Portugal. Saiu na altura certa?
Sim, para mim sim. Foram dois anos muito bons na equipa principal, apesar da lesão que tive no primeiro ano e que não me deixou jogar tanto. Ganhei quase tudo no Benfica, saí num bom ano e pela porta grande.
 
E tem saudades do Benfica?
Tenho, claro que sim, mas a vida segue e eu também tinha o objetivo de chegar a outro patamar. Quem sabe um dia possa voltar.
 
Continua a manter contacto com os seus ex-companheiros?
Sim, vou mantendo com todos no geral. Temos um grupo no whatsapp [chat no telemóvel] e estamos sempre em contacto. Vamos falando.
 
E agora, antes de defrontar o Sporting, não o picaram para vencer o eterno rival?
Por acaso não, mas eles sabem que isso tem sempre de acontecer (risos). Ainda assim, e sem brincadeiras, apesar de serem benfiquistas, acho que gostavam que o Sporting passasse. Teria sido bom para o futebol português. Eu gostava que tivesse passado e, como já disse, acho que o Sporting merecia mais pela fase de grupos que fez.
 
Já o Benfica foi eliminado na Champions com seis derrotas em seis jogos. Como explica este percurso na Liga dos Campeões?
Como explicar? Não sei (hesita)… Não sei. A Champions não é uma competição nada fácil, pode sempre haver anos menos bons, mas não consigo explicar. O percurso não foi de facto positivo. Agora é pensar nas competições internas. O Benfica é um clube habituado a ganhar e sabe como contornar estes momentos menos positivos. No campeonato, que é o principal objetivo, estamos melhor…
 
«Estamos»?
Sim, estamos. Já não jogo no Benfica, mas sou benfiquista (risos).
 
O Nélson Semedo já não está, saiu e o Benfica contratou o Douglas ao Barcelona, mas quem joga é o André Almeida. Não parece ser fácil substituí-lo… 
O Douglas tem muita qualidade, apesar de ainda não ter conseguido mostrar. Não é difícil substituir-me, o André Almeida fá-lo bem. Joga bem em qualquer posição. É um jogador indispensável, todas as equipas gostariam de ter um jogador assim. No Barcelona o nosso André Almeida é o Sergi Roberto (risos). É um excelente lateral direito e na formação também há jogadores com qualidade, o Buta ou o Alex Pinto por exemplo.
 
Não foi só o Nélson Semedo que saiu, houve mais saídas. O Benfica ficou mais fraco com as saídas do último mercado?
Não, não acho que esteja mais fraco. Não enfraqueceu. É uma fase menos boa, mas que é facilmente ultrapassável. Na época passada e na anterior também tivemos fases menos boas e acabámos em primeiro. A Champions já está, o Benfica está fora, mas, como já disse, no campeonato está tudo em aberto. Espero ir ao Marquês em maio.
 
Mas, deixando o clubismo de parte, acredita mesmo que o Benfica pode ser penta ou este ano é mais difícil dar um palpite? Os três grandes parecem estar mais igualados e os rivais até melhor…
É sempre difícil, mas a época ainda nem a meio vai. Tudo pode acontecer! Mas sim, o FC Porto parece-me estar melhor do que o Benfica e do que o Sporting também. Está a fazer uma boa época e para mim está a ser a melhor equipa.
 
No último fim de semana houve clássico no Dragão e deu empate sem golos. Viu o FC Porto-Benfica? 
Vi sim, claro. Foi um jogo difícil para o Benfica. O FC Porto está bem e em casa obviamente torna as coisas ainda mais difíceis. O empate não foi um mau resultado para o Benfica.
 
Já há quem ponha Rui Vitória em causa, apesar do que conseguiu nos primeiros dois anos. O que tem a dizer sobre o seu antigo treinador?
Nada de mau a apontar-lhe. É um excelente treinador e uma excelente pessoa. Se estou aqui no Barcelona, também é por causa dele que chegou e não teve medo de apostar em mim. Eu, o Ederson e o Lindelof, por exemplo, devemos-lhe muito. 
 
Agora tem apostado em Rúben Dias, Diogo Gonçalves e João Carvalho…
Sim, que são outras pérolas da formação do Benfica que já conseguiram chegar à equipa principal. Têm estado bem. O Rúben parou agora por causa da operação ao apêndice, o Diogo sempre que é chamado está bem e o João, apesar de não jogar tanto, é também um ótimo jogador. Acho que vão singrar.
 
O Nélson Semedo chegou ao Benfica para jogar na equipa B, mas sente-se mais um da formação encarnada?
Sim, sinto. Joguei na equipa B com os miúdos da formação. Não fiz toda, mas fiz uma parte importante da formação no Seixal e por isso considero que faço parte da formação do Benfica.