Marchena deixou de ser o talismã da Espanha. Sempre que o central jogava a selecção «roja» não perdia. Uma tradição que os espanhóis alimentavam desde 7 de Junho de 2003, mas que caiu por terra esta terça-feira depois da derrota diante da Argentina (1-4) no Estádio Monumental, em Buenos Aires.

Argentina despacha Espanha em pouco mais de meia-hora (vídeo)

A Espanha, com Marchena em campo, somou um total de 57 jogos consecutivos sem conhecer a derrota. Sete anos e três meses que transformaram o antigo central do Benfica no talismã da selecção espanhola. A última derrota com Marchena tinha sido na fase de qualificação para o Euro-2004, diante da Grécia (0-1). Depois disso, a Espanha, com o central em campo, venceu 47 jogos e empatou dez.

A Argentina acabou, assim, com uma longa série de jogos, que permitiu à Espanha reclamar o título europeu (2008) e mundial (2010), uma vez que Marchena não foi utilizado na derrota diante da Suíça no primeiro jogo da Espanha na África do Sul.

A derrota com a Argentina também quebrou a boa série do guarda-redes Reina que esta noite foi titular no lugar de Casillas. O guarda-redes do Liverpool não perdia um jogo na selecção desde 17 de Agosto de 2005 e esta terça-feira sofreu quatro golos e o terceiro dificilmente vai esquecer tão depressa.

A mesma situação para Arbeloa que desde que se tinha estreado na selecção principal, a 26 de Março de 2008, ainda não tinha perdido.