Foi o primeiro reforço do FC Porto para 2015/16 e é, também, entre os confirmados o que menos conhece da Liga portuguesa. Mas Alberto Bueno, contratado ao Rayo Vallecano, garante que não será apanhado de surpresa.
 
«Conheço sempre alguma coisa de outros campeonatos porque sou adepto de futebol e vejo muitos jogos. Parece-me uma Liga competitiva, com bons jogadores que muitas vezes vão para outras Ligas, mais fortes, e têm muita repercussão», afirmou, em entrevista ao jornal «Marca».
 
O avançado elogiou, também, o seu novo clube. «Está muito bem estruturado. Por isso foi campeão da Europa várias vezes», frisou. E insistiu: «O FC Porto é um clube grande da Europa, fez um papel muito bom na Champions este ano e a nível de estrutura é um grande.»
 
Bueno diz estar com muita vontade de «fazer um bom trabalho» em Portugal e de voltar a encontrar Julen Lopetegui que o treinou no Castilla, filial do Real Madrid. «Quero aprender deste o primeiro momento com os meus companheiros e entrar rapidamente na dinâmica do grupo», confessou.
 
Noutro âmbito, Bueno falou da falta de oportunidades na seleção espanhola: «A seleção tem um grupo de alto nível, gostava de fazer parte dele. Fiz o meu trabalho, consegui números muito bons mas há um selecionador que está muito capacitado para escolher os que acha que são os melhores.»
 
Por fim, o portista confessou que o brasileiro Ronaldo sempre foi o seu ídolo. «Tinha as suas camisolas e acompanhava a seleção brasileira por causa dele. Um dia tive a possibilidade de treinar a seu lado e possivelmente foi o dia mais feliz da minha vida», admitiu.