A revista Forbes divulgou esta quarta-feira a lista dos Agentes Desportivos Mais Poderosos do mundo, com base nos rendimentos movimentados e comissões obtidas no decorrer do ano de 2015.

No segundo posto aparece o português Jorge Mendes, e a sua empresa Gestifute, que, de acordo com a revista, terá movimentado cerca de 857 milhões de euros no último ano. Em comissões Mendes terá ganho uma quantia a rondar os 85 milhões.

Para o segundo lugar na lista, muito contribuíram certamente as transferências mediadas pelo português no último defeso, casos de Di Maria, que trocou o Manchester United pelo PSG por 63 milhões de euros, e Anthony Martial, a maior transferência do último mercado, do Monaco para o Manchester United, num negócio que pode ascender aos 80 milhões.

Ainda assim, segundo a revista, existe um agente desportivo que ganhou ainda mais dinheiro que Jorge Mendes em 2015. Chama-se Scott Boras, é norte-americano, e no negócio do beisebol movimentou mais de dois mil milhões de euros, angariando cerca de 105 milhões.

Em terceiro lugar, bastante longe de Medes, surge outro norte-americano. Tom Condon, empresário ligado ao futebol americano, movimentou no último ano quase 1,3 mil milhões de euros, e ganhou perto de 53 milhões em comissões.

Para a elaboração desta lista, a Forbes analisou todas as transferências protagonizadas pelos agentes desportivos em 2015. O montante angariado por cada um foi depois multiplicado pela percentagem máxima de comissões que estes podem receber por parte dos respetivos organismos, que no caso da FIFA é de 10%, da NFL (futebol americano) é de 3% e da MLB (beisebol) é de 5%.