Rui Patrício, guarda-redes da Seleção Nacional, em declarações na zona mista do Estádio Bollaert-Delelis após a vitória de Portugal sobre a Croácia por 1-0:

«Uma batalha? Sem dúvida. Foi um jogo muito difícil mas acreditávamos que poderíamos ganhar e foi o que aconteceu. Todos trabalharam para o mesmo.

[Sobre a defesa difícil que acabou por iniciar a jogada de contra-ataque que originou o golo de Portugal] «Em cada posição tentamos fazer o nosso melhor. Consegui defender a bola e depois desse lance deu o golo.»

«Foi um momento de felicidade, em que acabámos por marcar golo. Foi uma jogada muito boa, porque conseguimos finalmente finalizar. Em cada jogada temos de estar focados, fazemos o nosso melhor. Quem esteve ou não esteve na jogada não é importante, o importante é estarmos focados em cada jogada.»

[Agora a Polónia] «Agora é descansar porque foi um jogo muito difícil e desgastante e depois preparar o jogo com a Polónia. Sabemos que não podemos perder, que temos de dar tudo para ganhar. Este foi um jogo muito difícil, uma batalha e conseguimos ganhar.»

[Sobre as estreias de três jogadores] «Somos 23 que estamos às ordens do selecionador e quem entra e quem não joga está aqui para ajudar. Quem está aqui está preparado para jogar.»