Chegou a vez da Islância. O seu Governo anunciou esta segunda-feira que garantirá todos os depósitos bancários nas instituições islandesas, uma medida tomada num momento em que o sector financeiro do país está à beira do colapso.

A medida levantou preocupações no Norte da Europa, onde os milionários islandeses se tornaram grandes investidores, noticia a «Lusa» .

«O Governo da Islândia sublinha que os depósitos nos bancos de comércio e de poupança islandeses, bem como os seus subsidiários no país, serão totalmente cobertos», anunciou o Executivo em comunicado.

Aquisição do Glitinir foi medida «temporária

Recorde-se que ao início do dia a bolsa islandesa suspendeu a negociação de todas as acções do sector financeiro, incluindo dos bancos Kaupthing, Landsbanki e Glitnir, num momento em que o Governo estava a negociar um eventual plano de salvamento do sector bancário.

Na semana passada o Governo adquiriu 75 por cento do Glitnir, o terceiro maior banco islandês, por 600 milhões de euros, no que classificou como uma «medida temporária» para promover a estabilidade.

A Islândia, com uma população de apenas 313 mil habitantes, é um dos países mais ricos do mundo mas também se tem revelado muito vulnerável à crise global na medida em que o sector financeiro representa uma enorme fatia na economia islandesa - cerca de oito vezes o Produto Nacional Bruto islandês.