O facto de o Sporting não ter disponibilizado ao F.C. Porto 30 por cento da lotação de Alvalade para o clássico da próxima semana poderá custar aos «leões» o pagamento de uma multa de 2500 a 12500 euros.

O regulamento disciplinar da Liga é omisso quanto à penalização a aplicar aos clubes que não respeitem a norma que os obriga a ceder 30 por cento dos bilhetes ao adversário. Mas quando assim acontece, de acordo com o que apurou o Maisfutebol, aplica-se o artigo 66º do regulamento disciplinar.

No fundo, trata-se do incumprimento de um ponto do regulamento, infracção considerada grave. O artigo 66º (do não cumprimento das deliberações) estipula o seguinte: «Os clubes que não acatem ou não façam cumprir as obrigações regulamentares bem como as ordens, instruções ou directivas emanadas dos órgãos competentes serão punidos com a multa de € 2.500 (dois mil e quinhentos euros) a € 12.500 (doze mil e quinhentos euros) e, cumulativamente, com a pena de indemnização para reparação dos danos patrimoniais causados por acção ou omissão».

Assim que receber a exposição do F.C. Porto a Liga procurará ouvir a posição do Sporting. Depois, se entender que existe suspeita de ilícito disciplinar, enviará o assunto para a Comissão Disciplinar. E tudo deverá acabar com uma multa.