O FC Porto venceu o Gil Vicente por 2-1 e isolou-se na liderança do campeonato nacional de Juniores, num jogo que colocou frente a frente os dois primeiros. Um golo de Johansen, a cinco minutos do fim, decidiu o encontro.

O único golo do primeiro tempo foi marcado por Leonardo Ruiz, de cabeça. O colombiano aproveitou uma saída disparatada de Ivan Cruz, guarda-redes do Gil Vicente, para atirar para a baliza, abrindo o ativo. 
  
O golo coroou a melhor entrada em campo dos portistas, mas o Gil Vicente equilibrou a balança e conseguiu, entre os 30 e os 40 minutos, encostar o FC Porto, mas sem marcar. Apesar disso, as melhores oportunidades foram do FC Porto, com Ivan a redimir-se, por duas vezes, do erro no golo. Uma a remate à queima roupa de Leonardo, outra evitando que Tuca fizesse autogolo. 
  
Ainda assim, a equipa portista pode queixar-se de uma grande penalidade por assinalar, por falta de Diogo Novo sobre Leonardo. 
 
No segundo tempo, o FC Porto entrou melhor e Chidozie ficou perto de marcar, após canto, com mais uma invenção de Ivan Cruz. Também Elvis, de livre, à passagem do minuto 60, assustou o Gil, com um remate que não passou nada longe.
 
O Gil reagiu, porém, e chegou ao empate. Antes, Platiny, um dos melhores de Barcelos, ainda atirou à trave, mas depois, já com João Pedro em campo, foi o avançado a arrancar uma grande penalidade, num lance com Malthe Johansen. Em abono da verdade, não parece existir falta, embora, mais tarde, um lance de mão na área portista, de Bruno Costa, tenha deixado mais dúvidas. Aí sim, pareceu penálti, já com o jogo em 2-1.
 
Antes desse lance, e resultante do primeiro, Jonathan Toro, indiferente, fez o empate.
 
E quando já se pensava em mais uma jornada com as duas equipas a par na frente do Nacional de Juniores, veio o golo da vitória, precisamente por Johansen, que tinha cometido o penálti. O central subiu à área num livre e empurrou de cabeça para dar a vitória e a liderança isolada aos portistas.
 
O FC Porto soma agora 18 pontos, mais três do que o Gil Vicente, que é segundo. V. Guimarães e Sporting partilham o terceiro posto com 10 pontos.

Julen Lopetegui, treinador, e Pinto da Costa, presidente, assistiram ao encontro nas bancadas do Olival.
 
FICHA DE JOGO
 
FC PORTO: Raul Gudino; Fernando, Verdasca, Johansen e Lumor; Rui Moreira (Elvis, 46m), Chidozie e Moreto Cassamá (Bruno Costa, 83m); Sérgio Ribeiro (Tony Djim, 70m), Leonardo Ruiz e Ruben Macedo.
Treinador: António Folha
 
GIL VICENTE: Ivan; Sobrinho, Tuca, Diogo Novo e Miguel; Bruno Rocha, Mateus (João Pedro, 57m) e Platiny; Henrique, Jonathan Toro e Rui Batalha (Tiago Azevedo, 75m)
Treinador: Nandinho
 
Golos: Leonardo Ruiz, 7m; Jonathan, gp, 81m; Johansen, 85m 

[ARTIGO ATUALIZADO]