Os três grandes contrataram, nos últimos dias, pontas de lança com nome firmado no futebol internacional, presenças regulares nas respetivas seleções, embora com carreiras um pouco irregulares.
 
Os três têm provas dadas na arte de saber marcar. Mas os três também já acusaram períodos de sombra que não dão garantias totais de sucesso no momento em que chegam ao futebol português, em época que promete ser de enorme equilíbrio e rivalidade, com Benfica, Sporting e  FC Porto «obrigados» a obter um título que, obviamente, só será de um deles.
 
Já não são, propriamente, jovens, embora tenham ainda margem para poderem somar muitos golos na Liga portuguesa.

Mitroglou e Teo empatam na média de golos por jogo desde 2006, ao serviço dos clubes: 0.46. Dani Osvaldo fica abaixo, com 0,33 (um golo em cada três jogos, portanto).

Numa só época, o grego tem como melhor marca os 19 ao serviço do Olympiakos; os mesmos somou Teo no River Plate. Osvaldo chegou aos 17 em 2012/13 pela Roma. 
;   
Kostas Mitroglou, 27 anos, foi a escolha do Benfica para compensar a perda de Lima. Na última década representou sete clubes, marcou 122 golos em 268 partidas e ainda contribuiu com 25 tentos pelas seleções da Grécia, oito deles na principal.

Já passou por sete clubes de Alemanha, Grécia, Inglaterra e agora Portugal:  Duisburgo, Borussia Moenchengladbach, três passagens no Olympiakos, Panionios, Atromitos, Fulham e Benfica.

No Olympiakos foi rei: ficou sempre acima dos 17 golos por temporada nas últimas quatro épocas ao serviço da formação do Pireu. Já a passagem pela Premier League não foi bem sucedida: época para esquecer no Fulham em 13/14, culminada com empréstimo (de novo com sucesso) ao Olympiakos.

Saiba mais sobre o avançado internacional grego


 


Téo Gutierrez , 30 anos, contratação do Sporting já na era Jorge Jesus, viu ainda hoje  ser-lhe atribuído o golo que deu a Supertaça aos leões , frente ao Benfica, em estreia promissora em partidas oficiais pelo novo clube. Na Colômbia, mas também no futebol turco, mexicano e argentino (sobretudo no River), fartou-se de marcar.  

O avançado colombiano já representou oito clubes, na Colômbia, Turquia, México, Argentina e agora Portugal: Barranquilla, duas passagens no Junior, Trabzonspor, Racing, Lanus, Cruz Azul, River Plate e Sporting.

E num ataque com soluções de luxo, foi titular da seleção colombiana no Mundial-2014 e na Copa América («sentando» Jackson Martinez no banco).

Saiba mais sobre o internacional «cafetero»


 




Pablo Dani Osvaldo, 29 anos, é aposta do FC Porto para fazer esquecer Jackson Martinez. Tarefa árdua para este ‘bad boy’ nascido em Buenos Aires, na Argentina, mas que optou pela seleção italiana, por herança sanguínea. «Matador» dentro do campo, «rock star» com poder de atração no mercado feminino fora dele, Osvaldo faturou por 98 vezes em 299 jogos em clubes desde 2005. A média, não sendo má, não é impressionante: um golo por três jogos, abaixo de Mitroglou e Téo, também pela menor utilização temporal em algumas partidas.

Num percurso recheado de grandes clubes, Osvaldo denota também alguma instabilidade, somando já 12 emblemas de Argentina, Itália, Espanha e agora Portugal: Huracán, Atalanta, Lecce, Fiorentina, Bolonha, Espanhol, Roma, Southampton, Juventus, Inter de Milão, Boca Juniors e FC Porto.

Saiba mais sobre o internacional transalpino nascido na Argentina
 

 



São três avançados com pontos em comum (goleadores mas irregulares) e algumas diferenças: Mitroglou o mais alto (1.88, para 1.82 de Osvaldo e 1.80 de Teo) e também mais «posicional», o mais «clássico» dos três. Osvaldo, repentista, é fortíssimo no jogo de cabeça, Teo o mais móvel.


NÚMEROS E MÉDIAS DAS NOVAS REFERÊNCIAS OFENSIVAS DOS TRÊS GRANDES:
 
MITROGLOU
27 anos

Golos marcados nos clubes desde 2006: 122
Jogos efetuados nos clubes desde 2006: 268
Média por jogo: 0,46
 
Nas seleções da Grécia: 8 golos em 40 jogos pela equipa principal; 5 golos em 16 jogos pelos sub-21; 12 golos em 14 jogos pelos sub-19
 
MITROGLOU, «MATADOR» NO OLYMPIAKOS

  

 
TEO GUTIERREZ
30 anos

Golos marcados nos clubes desde 2006: 132
Jogos efetuados nos clubes desde 2006: 289
Média por jogo: 0,46
 
Nas seleções da Colômbia: 14 golos em 44 jogos pela equipa principal dos «cafeteros»
 
TEO, «EL COLOMBIANO» QUE CONQUISTOU O RIVER PLATE 





OSVALDO
29 anos

Golos marcados nos clubes desde 2006: 87
Jogos efetuados nos clubes desde 2006: 266
Média por jogo: 0,33
 
(nota: nos números do agora avançado portista devemos somar ainda 11 golos em 33 jogos pelo Huracán, no ano de 2005, não incluídos na contabilização de cima para se encontrar padrão igual para os três avançados em análise. No entanto, Osvaldo manter-se com a média de um golo em cada três jogos)
 
Nas seleções de Itália: 4 golos em 14 jogos pela equipa principal; 2 golos em 12 jogos pelos sub-21 italianos

VEJA DEZ GRANDES GOLOS DE OSVALDO:

  
 
Neste agitado defeso no futebol português, Mitroglou, Teo e Osvaldo prometem assumir protagonismo nas frentes de ataque dos três grandes. Será que um deles vai mesmo ser o rei dos marcadores da Liga 15/16?