Pep Guardiola dedicou ao rescaldo do clássico espanhol e ao lançamento do jogo com o Villarreal não mais que seis respostas, naquela que foi uma curta conferência de imprensa de homenagem ao jornalista espanhol Dani Montesinos, de 36 anos, que morreu na sequência de um acidente de moto, na quinta-feira. No acto solene, além do treinador do Barcelona, estiveram os jogadores Puyol, Xavi, Valdés e Iniesta.

«O Real Madrid fez um jogo muito bom e é normal que tenha boas sensações. Sabemos que frente a um adversário como o Real e numa eliminatória de 180 minutos é difícil dominar sempre. Mas também tivemos coisas positivas, pois estamos nas meias-finais», lembrou Pep Guardiola, nesta sexta-feira, na antevisão da visita ao El Madrigal.

Sobre se o esforço despendido na segunda mão do clássico poderá afectar o rendimento da equipa, o técnico catalão desvalorizou a possibilidade. «Penso sempre que é melhor encarar um jogo estando qualificado do que eliminado. Sabemos o que temos de fazer, a equipa está consciente de que está a cinco pontos de distância do rival e não podemos falhar», argumentou.

Guardiola falou, também, dos jovens da formação que tem chamado à equipa principal, dando-lhes um conselho. «Pouco lhes podemos exigir. Devem ser atrevidos e fazer o que sabem.»

Relativamente ao adversário deste sábado, Guardiola advertiu que a «classificação actual do Villarreal não corresponde à sua qualidade nem à sua história». «Tem grandes jogadores como Borja Valero, Cani, Senna, Bruno..., mas tiveram lesões de jogadores importantes como Nilmar ou Rossi e isso pesa muito», defendeu.