Este incêndio no distrito de Braga, que teve início às 03h13 desta sexta-feira, estava às 9h45 a ser combatido por 50 bombeiros, apoiados por 13 viaturas, segundo a mesma fonte, adianta a ag~encia «Lusa».

Durante a madrugada e manhã de hoje, os bombeiros conseguiram circunscrever os fogos que lavravam em Vila Nova de Paiva, poço da Truta e Covelo, todos no distrito de Viseu.

O previsível aumento das temperaturas para os próximos dias levou o SNBPC a decretar alerta laranja para todo o dispositivo de prevenção, vigilância, detecção, fiscalização e combate a incêndios, de acordo com a página da Internet do Serviço.

O alerta laranja pressupõe o reforço da vigilância, detecção e ataque inicial de todo o dispositivo, a continuação do estado de Alerta Especial para os corpos de bombeiros, a passagem do estado de prontidão das Forças Armadas para a fase vermelha e um reforço da vigilância aérea armada também será reforçada.

Segundo o Instituto de Meteorologia, entre 04 e 08 de Agosto prevê-se uma subida das temperaturas máximas nas regiões do litoral Norte e Centro, diminuição da humidade relativa do ar para valores inferiores a 20 por cento e mudança da direcção do vento que passará a ser do quadrante leste fraco a moderado (inferior a 30 Km/h).