O Liverpool reagiu à eliminação da Liga Europa, aos pés do Sp. Braga, com uma vitória sobre o Sunderland (2-0), em jogo da 30ª jornada da Liga Premier que ficou marcada por uma polémica grande penalidade e um toque de brilhantismo de Suarez.

O lance polémico verificou-se aos 33 minutos, quando John Mensah fez uma falta sobre Jay Spearing. O árbitro começou por assinalar um livre à entrada da área, mas acabou por mudar o seu veredicto para castigo máximo, depois de ouvir o seu auxiliar. Apesar dos protestos do Sunderland, Dirk Kuyt fez o que na quinta-feira ninguém conseguiu fazer à equipa de Domingos Paciência e atirou para o fundo das redes.

Com Raúl Meireles em bom plano o meio-campo, o Liverpool aumentou a vantagem na segunda parte, aos 77minutos, com um remate de Suarez de ângulo impossível. Logo a seguir, John Mensah viu um segundo cartão amarelo e, com o adversário reduzido a dez, a equipa de Anfield controlou a vantagem até final.

Uma vitória importante que permite à equipa de Kevin Dalglish saltar para o sexto lugar e ficar às portas da Europa, a quatro pontos do Tottenham.

Confira a classificação da Liga inglesa

Resultados da 30ª jornada:

Domingo

Sunderland-Liverpool, 0-2

(Dirk Kuyt, 33m; Suarez, 77m)

Chelsea-Manchester City, a decorrer

Sábado

Tottenham-West Ham, 0-0

Aston Villa-Wolverhampton, 0-1

(Jarvis, 37)

Blackburn Rovers-Blackpool, 2-2

(Samba, 49; Hoilett, 90) (Charlie Adam, 24, gp, e 29)

Man. United-Bolton, 1-0

(Berbatov, 87)

Stoke City-Newcastle, 4-0

(Jonathan Walters, 28; Pennant, 47; Higginbotham, 49, Fuller, 90)

WBA-Arsenal, 2-2

(Reid, 4; Odemwingie, 57) (Arshavin, 71; Van Persie, 78)

Wigan-Birmingham, 1-1

(Cleverley, 25)(Ridgewell, 6)

Everton-Fulham, 2-1

(Coleman, 36m; Saha, 49m) (Dempsey, 62m)