Acompanhe tudo sobre a Bola de Ouro ao longo do dia no Maisfutebol

Realiza-se esta segunda-feira em Zurique, com início agendado para as 17.30 horas (de Lisboa), a Gala da Bola de Ouro, a qual atinge o ponto alto quando for entregue o prémio ao melhor jogador do ano.

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar concorrem pela distinção, sendo que Messi é o principal favorito e pode destacar-se no historial da Bola de Ouro, caso conquiste pela quinta vez o prémio de melhor do ano.

Messi, recorde-se, já foi considerado o melhor jogador do ano da UEFA e da Liga espanhola, isto numa época em que conquistou cinco títulos coletivos ao serviço do Barcelona.

Cristiano Ronaldo até marcou mais cinco golos do que Messi e conquistou a sua quarta Bota de Ouro, mas ficou a zero em termos coletivos, enquanto o argentino somou cinco troféus e o brasileiro quatro, porque falhou a Supertaça Europeia.

Recorde-se que Messi venceu consecutivamente o troféu em 2009, 2010, 2011 e 2012, enquanto Cristiano Ronaldo venceu em 2008, 2013 e 2014: desde que a Bola de Ouro passou a ser organizada pela FIFA, em 2008, só houve dois vencedores, portanto: o argentino e o português dominaram todos os anos.

Refira-se por fim que a gala de Zurique vai distinguir também o melhor treinador do ano, galardão para o qual são candidatos os espanhóis Pep Guardiola (Bayern Munique) e Luís Enrique (Barcelona), que vão estar ausentes, e o argentino Jorge Sampaoli (Chile).

Outros prémios: o melhor do golo do ano, o melhor onze do ano (para o qual concorrem os internacionais lusos Ronaldo e Pepe e o guarda-redes espanhol do FC Porto, Casillas), a melhor jogadora do ano e o melhor treinador de futebol feminino.