O Olympiakos de Marco Silva caiu para a Liga Europa depois de perder, em casa, diante do Arsenal que, com um «hat-trick» de Olivier Giroud, vingou a derrota consentida em Londres e acompanha o Bayern Munique para os oitavos de final. Final inglório para a equipa do Pireu que chegou à última ronda em vantagem, mas deitou tudo a perder neste último jogo,
 
Num ambiente espetacular no Georgios Karaiskakis, no Pireu, o Olympiakos, com quatro jogadores que já passaram pela liga portuguesa – Roberto, Manuel da Costa, Sebá e Pardo - entrou a mandar no jogo, com uma elevada posse de bola, obrigando Wenger a levantar-se do banco, visivelmente irritado com o comportamento da sua equipa. Com Sebá em plano de destaque, sobre a esquerda, Pardo contou com duas oportunidades para visar a baliza de Petr Cech.

O Arsenal só despertou aos 25 minutos, com Flamini a atirar à barra depois de um rápido contra-ataque conduzido por Joel Campbell. O jogo virou aqui, com os «gunners» a fixarem a mira na baliza de Roberto e Giroud, após cruzamento de Aaron Ramsey, acabou por marcar, aos 29, num lance marcado por alguma infelicidade do guarda-redes espanhol, que ainda desviou a bola para o poste, antes esta acabou por entrar na baliza depois de bater na sua cabeça.

O jogo ficava, assim, mais tenso. O Olympiakos continuava em vantagem, mas o Arsenal precisava apenas de um golo para seguir em frente. O Olympiakos voltou a assumir as rédeas do jogo, mas, até ao intervalo, só conseguiu visar a baliza de Cech com remates de longe.
 


A segunda parte começou da pior forma para Marco Silva, como novo golo de Giroud, desta feita, depois de mais um grande lance de Joel Campbell que entrou na área e serviu o francês de bandeja. Agora era a equipa inglesa que estava em vantagem, mas um golo dos gregos virava tudo outra vez. Era preciso correr riscos, mas um lance capital na área grega deitou tudo a perder. Remate de Nacho Monreal, bola no braço de Elabdellaoui e grande penalidade para o Arsenal. Frente a Roberto, Giroud assinou o terceiro da noite e sentenciou o jogo.

O Olympiakos precisava agora de marcar três golos, mas a equipa perdeu visivelmente ânimo depois do terceiro pontapé certeiro de Giroud, enquanto o Arsenal geria agora a vantagem com confiança. Marco Silva ainda trocou Sebá por Hernâni, mas já não havia cabeça nem energia para virar este jogo.

Apesar de tudo, a campanha de Marco Silva nesta fase de grupos é digna de elogios, com a conquista de nove pontos, tantos como os do Arsenal, com destaque para a sensacional vitória em Londres (3-2).

Bayern foi passear a Zagreb: Lewandowski bisou em três minutos


No outro jogo deste grupo, o Bayern Munique, já qualificado, foi passear a Zagreb e somou a quinta vitória nesta fase de grupos, com dois golos de Lewandowski. Foi a centésima vitória de Pep Guardiola em 132 jogos ao comando da equipa bávara.

O Dínamo Zagreb, já sem qualquer possibilidade de chegar ao terceiro lugar, entrou em campo com Eduardo, Ivo Pinto e Gonçalo Santos [Paulo Machado também entrou na segunda parte], mas nunca teve perto de assustar uma equipa bávara em ritmo de poupança, mais preocupada em dar minuto a Rafinha e Ribéry, recuperados de longas lesões.
 

Os golos só surgiram na segunda parte, de rajada, ambos marcados pelo possante avançado polaco. O primeiro, aos 61 minutos, com uma cabeçada a desviar um cruzamento de Müller. O segundo, três minutos depois, com um chapéu a Eduardo, depois de uma desmarcação de Sebastian Rode. Foi o sétimo golo do internacional polaco nesta fase de grupos.

Já nos últimos instantes da partida, Thomas Müller desperdiçou uma grande penalidade [em cheio no poste] a castigar uma falta de Eduardo sobre Artur Vidal.

Com estes resultados, o Bayern destaca-se no primeiro lugar, com quinze pontos, à frente do Arsenal e Olympiakos, ambos com 9, enquanto o campeão croata somou apenas três pontos. Uma classificação que abre caminho para um possível reencontro de Marco Silva com o Sporting, caso a equipa de Jorge Jesus consiga bater os turcos do Besiktas nesta quinta-feira.