O Real Madrid foi à Ucrânia vencer o Shakhtar Donetsk por 4-3 na 5.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.

Na ressaca da pesada derrota caseira com o Barcelona por 0-4, Rafael Benítez apostou num onze alternativo. Cristiano Ronaldo e Pepe foram titulares, mas Navas, Danilo, Kroos, James e Benzema iniciaram a partida no banco de suplentes.

Com o lugar nos oitavos de final já garantido, o Real Madrid estava a uma vitória de assegurar matematicamente o primeiro lugar do grupo.

Cristiano Ronaldo voltou a ser preponderante no triunfo dos «merengues», ao bisar na partida: abriu o ativo aos 18’ e fez o 4-0 aos 70’, sempre assistido por Gareth Bale.
 
O internacional português, que chegou aos sete golos nesta edição da Liga dos Campeões (84 na carreira), esteve ainda nos lances dos outros dois golos da equipa espanhola: serviu Modric para o 2-0 aos 50’ e logo a seguir tocou para Carvajal, que apontou o golo da noite num remate em arco de pé esquerdo.

Após o 4-0, o Real Madrid descomprimiu e permitiu uma reação notável da formação ucraniana. Aos 77’, Alex Teixeira reduziu para 1-4, Dentinho voltou a marcar para o Shakhtar aos 83’ e Alex Teixeira colocou a equipa de leste à beira de uma recuperação histórica a dois minutos dos 90. 
 

Poucos dias depois da goleada com o Barcelona, o Real Madrid safou-se por um triz de novo embaraço.

À mesma hora,
no outro jogo o Grupo A, o Paris Saint-Germain juntou-se ao lote de equipas que já asseguraram a passagem à próxima fase da competição.

Os parisienses foram à Suécia arrancar uma vitória confortável sobre o Malmö por 5-0.


Adrien Rabiot abriu a contagem aos 3 minutos a favor da equipa francesa, que chegou aos 2-0 aos 14’ por intermédio de Angel Di María. O argentino, que passou pelo Benfica entre 2007 e 2010, apontou o golo 7 mil da história da Liga dos Campeões.
 

Praticamente a abrir a segunda parte, Zlatan Ibrahimovic fez o 3-0, num golo carregado de simbolismo, ou não tivesse sido marcado à equipa pela qual se estreou enquanto profissional e de onde saiu em 2001 rumo ao Ajax de Amesterdão.
 
Di María bisou aos 68’ e Lucas Moura chegou à «manita» aos 82 minutos, fechando a contagem.

Nas contas do Grupo A, o Real Madrid lidera com 13 pontos, mais três do que o PSG. O Shakhtar e o Malmö somam três e vão discutir na última jornada quem passa diretamente para a Liga Europa.