Acompanhe o encontro AO MINUTO este domingo (16h)

O MOMENTO
 
RIO AVE
: acabou a aventura europeia mas o Rio Ave não pensa apenas no campeonato. A equipa de Pedro Martins apurou-se a meio da semana para as meias-finais da Taça de Portugal, eliminando o Gil Vicente. É o segundo ano consecutivo em que chega a esta fase e o clima é, portanto, de alegria em Vila do Conde, até porque, para a Liga, a equipa vem de uma vitória em Paços de Ferreira e não perde há quatro jogos, desde a goleada no Dragão.
 
MARÍTIMO: em sentido inverso, a eliminação da Taça de Portugal aos pés do rival Nacional (e nos pénaltis) marcou a semana do Marítimo, que está quatro pontos atrás do adversário deste domingo na Liga (23 contra 19). O afastamento na «prova rainha» veio acabar com a onda criada pela vitória caseira frente ao Sp. Braga na ronda passada. Pelo menos na teoria. A prática irá ver-se em campo quando a bola voltar a rolar para a Liga.
 
OS AUSENTES
 
RIO AVE:
Marcelo, Roderick, André Vilas Boas e Tiago Pinto estão lesionados
 
MARÍTIMO: Danilo Pereira está castigado. Salín, Dyego Sousa e Igor Rossi estão lesionados. Gegé está na seleção de Cabo Verde que vai disputar o CAN
 
A PALAVRA DOS TREINADORES
 
Pedro Martins (Rio Ave): «Não me esqueço dos anos que passei no Marítimo e a oportunidade me foi dada, mas amigos amigos, negócios à parte. Agora estou deste lado, a comandar o Rio Ave, e é nessa perspetiva que penso. O Marítimo jogou na quinta-feira mas nós temos mais 13 jogos que o Marítimo.»
 
Leonel Pontes (Marítimo): «O Rio Ave é um adversário direto e, como tal, queremos encurtar distância, vencendo em Vila do Conde. Há lesões e castigos, mas confiamos plenamente neste grupo de jogadores, que nos dão garantia de sucesso.»
 
OUTROS CONFRONTOS
 
Equilíbrio nos confrontos em Vila do Conde para a Liga entre estes dois emblemas. Em 17 jogos registam-se cinco vitórias do Rio Ave, quatro do Marítimo e oito empates, o último na época passada (1-1, com golos de Joeano e Heldon). A última vitória do Rio Ave sobre o Marítimo foi em 2004, na altura por 2-1, com golos de Valente e Evandro para os da casa e Dinda para os insulares.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
RIO AVE
 


 
Outros convocados: Ederson, Marvin, Luís Gustavo, Bressan, Boateng, Del Valle, Esmael e Jebor
 
MARÍTIMO
 

 
Outros convocados: Wellington, João Diogo, Weeks, Micolta, Vidales, Xavier e Ebinho.