Siga o FC Porto-Nacional AO MINUTO no Maisfutebol

MOMENTO

FC Porto: José Peseiro garante que os dragões estão com «um bocadinho de raiva» mas lembra que não podem «perder a cabeça». Em sentido figurado, claro está, mas nesta altura todas as cabeças estão em jogo. Nem a do treinador escapa. A do presidente estará a votos igualmente neste domingo, sem oposição, e Pinto da Costa quererá fechar o dia com uma vitória que permita encarar o novo mandato com confiança no futuro e sem novos motivos para perda de crédito junto dos adeptos.

Nacional: nas últimas dez jornadas a formação insular venceu seis jogos e empatou dois, acumulando vinte pontos. Há três meses estava pertíssimo da linha de água, agora ainda se atreve a sonhar com as provas europeias. Manuel Machado renovou no início do mês, é o técnico com maior longevidade num clube, na Liga portuguesa, e quererá manter o Nacional como visitante incómodo no Dragão. Aproveitar a eventual ansiedade do opositor será certamente um caminho a seguir.

AUSÊNCIAS

FC Porto: Brahimi (castigado), André André, Marcano, Evandro e Alberto Bueno (lesionados).

Nacional: Román e Wyllian (lesionados).

DISCURSO DIRETO

José Peseiro: «O que isto tudo me diz é que vamos mudar o momento, que não iremos falhar tantos golos, que vamos manter o que fizemos de bom e se possível melhorar. Isto é a nossa certeza e a nossa convicção. São momentos que nos têm penalizado e que nós queremos mudar para atingir as vitórias. Basta jogar com o Nacional o que jogámos contra o P. Ferreira e marcar as oportunidades que tivemos, para ganhar.»

Manuel Machado: «O Nacional não vai ao Dragão derrotado e até leva uma dose de ambição de dificultar ao máximo a tarefa do adversário, e o máximo passa por sair de lá com os três pontos. Vencer é sempre o nosso objetivo, independentemente do campo e do adversário que vamos defrontar. Os jogos fora de casa, com os grandes, são sempre muito complicados, basta olhar para os registos para percebermos a taxa de sucesso dessas visitas.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

33 jogos frente FC Porto e Nacional na história do campeonato português, com natural superioridade portista, mas os madeirenses apresentam números interessantes fora de portas: 3 vitórias e 1 empate em 16 jogos no Porto, contra 12 triunfos azuis e brancos.

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO

Suplentes: Hélton, José Ángel, Rúben Neves, Francisco Ramos, Marega, Suk e André Silva.

NACIONAL

Suplentes: Rui Silva, Nuno Campos, Miguel Rodrigues, Boubacar, Luís Aurélio, Ricardo Gomes e Rodrigo Pinho.