O MOMENTO

Belenenses: é o segundo jogo seguido da equipa de Lito Vidigal em casa seguindo-se à sempre moralizadora vitória sobre o Sporting; mesmo que outro Sporting. Ficam os números, a moralização que dão e, sobretudo neste caso, além do nome do adversário, importa a recuperação de um resultado de 0-2 para um triunfo por 3-2. O Belenenses está na terceira vitória seguida e parece recuperar o fôlego que lhe deu uma primeira volta nos seis primeiros lugares.

Penafiel: sem ganhar há cinco jogos (conseguindo apenas um empate), o Penafiel chega ao Restelo depois de três derrotas seguidas. Se bem que duas delas foram contra Benfica e FC Porto, as outras duas derrotas foram com o Gil Vicente (a primeira para a Taça da Portugal), que o sucede na classificação. Rui Quinta falou de demérito da sua equipa no jogo com os dragões. Esperará resposta inversa dos seus jogadores.

AUSÊNCIAS

Belenenses: Filipe Mendes (lesionado).

Penafiel: Rui Miguel, Tony e Bura (lesionados).

DISCURSO DIRETO

O treinador Lito Vidigal deixou no seu adjunto, Jorge Maciel, as palavras de antevisão: «Seja com que adversário for, a ambição é sempre ganhar. Foi para isso que nós trabalhámos todos os dias, foi assim que habituámos os adeptos, é isso que nos permite estar esta semana na posição em que estamos, e muito próximos de alcançar aquilo que nos propusemos. São quase os 30 pontos, serão os 29, se tudo correr como esperamos.»

Rui Quinta: «Poderemos esperar por um Penafiel com uma dinâmica coletiva forte e que vai lutar pelos três pontos. [O Belenenses] é um obstáculo muito difícil. É uma equipa muito bem orientada, que tem processos muito bem enraizados, com bons jogadores. Mas nós acreditamos nos nossos. [Tiago Valente e Ezequiel Calvente] estão a integrar-se muito bem, numa equipa já com uma identidade.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
O Belenenses tem uma larga vantagem no total de confrontos com o Penafiel. O clube do Restelo ganhou quase metade dos jogos realizados entre as duas equipas para todas as competições. Num total de 32 jogos entre os dois emblemas, o Belenenses venceu 17. Os empates foram 10 e as vitórias para o Penafiel foram sete. Nas partidas realizadas no Restelo para campeonatos nacionais, a supremacia azul é ainda maior, com 8 triunfos em 10 jogos. Com mais dois empates registados, o Penafiel nunca ganhou para o campeonato em casa dos «azuis».

EQUIPAS PROVÁVEIS

Belenenses



Outros convocados: Matt Jones, João Afonso, Carlos Martins, Tiago Silva, Rodrigo Dantas, Fábio Nunes, Abel Camará e Dálcio.

Penafiel



Outros convocados: Tiago Rocha, Dani, Bruninho, André Fontes, Romeu Ribeiro, Guedes e Ezequiel.