Um Tondela a desesperar por pontos que lhe permitam largar a «lanterna vermelha» do campeonato recebe, novamente em casa emprestada (Aveiro), um FC Porto a querer responder à comprometedora derrota na liga milionária, diante do D. Kiev. Será um jogo em que ambas as equipas estão pressionadas, e onde um ponto pode ser positivo para os tondelenses, mas muito penalizador para o conjunto de Lopetegui.

O MOMENTO:

TONDELA - os tondelenses chegam a esta fase do ano a lutar só numa frente, tentando a manutenção no ano de estreia na Liga. Sem vencer desde Agosto, neste momento a tarefa não se afigura fácil, com o conjunto viseense a ocupar o último posto, com apenas cinco pontos. Chegado a Tondela para substituir Vítor Paneira após a 7.ª jornada, Rui Bento ainda procura a primeira vitória. Para já, apenas conquistou um ponto no terreno do Arouca. A paragem no campeonato para os compromissos das seleções e para os jogos da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal foram aproveitados pelo técnico para olear a equipa, que, apesar do que pretendia, se viu impedida de estrear o seu estádio neste compromisso.

FC PORTO - à primeira derrota da época soaram os alarmes no reino do Dragão. A possibilidade de os azuis-e-brancos não se apurarem para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões trouxe a insatisfação dos adeptos. Lopetegui quer mostrar que «na competição mais importante», como o próprio se referiu ao campeonato, não há espaço para erros. Até porque o Sporting já está a cinco pontos (com mais um jogo) e é importante chegar ao clássico da 15.ª jornada com possibilidade de passar para a frente.

AUSÊNCIAS:

TONDELA - Nuno Santos (lesionado)

FC PORTO - Lopetegui tem todo o plantel disponível.

DISCURSO DIRETO:

Rui Bento: «Pensar que o FC Porto vem mais frágil após uma derrota é pensar mal. Vamos tentar fazer o nosso melhor: sermos competentes e tentar deixar tudo em campo. Se conseguirmos fazer isso poderemos, no fim do jogo, ter conquistado algum ponto.»

Lopetegui: «O público tem sempre razão. Perdemos um jogo em 18 e estou certo de que muitos adeptos (de outros clubes) gostariam de ter este registo. Se me dissessem que só perderia um dos próximos 18 jogos, assinava já. Temos argumentos e há que demonstrá-los frente a uma boa equipa e que colocou dificuldades ao Sporting, perdendo só no último minuto, graças a um penálti.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Esta partida marca o primeiro confronto entre o Tondela e o FC Porto.

EQUIPAS PROVÁVEIS


Tondela:



Outros convocados:
Cláudio Ramos, Oto'o, Ruben Saldanha, Guzzo, Murillo, Menga e Chamorro.

FC Porto:



Outros convocados:
Helton, Indi, Evandro, Herrera, Varela, Bueno e Osvaldo.