Rui Vitória considera que para o clássico desta sexta-feira «não há favoritos», mas conta com o «inferno vermelho» para desequilibrar as contas e promete um Benfica «de cabeça levantada», à imagem do que se viu nas últimas jornadas.

«Temos a perfeita noção que vamos ter um adversário difícil, um adversário forte, como é a equipa do FC Porto. Como já esperávamos. Amanhã vamos ter um jogo complicado, mas como tem sido natural ao longo do nosso percurso, queremos vencer», começou por destacar na habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo, no Estádio da Luz.

Na primeira volta, à 5.ª jornada, o Benfica perdeu no Dragão por 1-0, mas essa derrota já lá vai: «Tenho a certeza que o FC Porto, e isso é reconhecido por toda a gente, tem um belíssimo plantel. Todos sabemos que o futebol é o momento e, às vezes, a equipa é um estado de espírito, mas para mim o que conta é que vamos encontrar uma bela equipa. Isso não muda nada a nossa ambição. Abordamos este jogo como os outros, com a máxima humildade, respeito pelo adversário, mas sempre com a ambição de que poder ganhar.»

«Amanhã estamos na presença de duas equipas que lutam pelo título, é um clássico, mas não estou muito preocupado com o estado anímico do FC Porto. O FC Porto tem valor e qualidade, mas tenho a certeza que nós temos condições para ganhar o jogo, respeitando o adversário.»

O certo é que o Benfica está a realizar a melhor série de vitórias da temporada e, na última jornada, chegou à liderança, enquanto o FC Porto perdeu, mas Rui Vitória prefere não falar em favoritos. «Este tipo de jogos dificilmente terá favoritos. Temos algum do favoritismo dos 50/50, porque amanhã vamos ter aqui o inferno vermelho. Inferno, no sentido positivo, com alegria, cor e barulho. São duas equipas que têm argumentos e têm defeitos, mas nada muda a nossa forma de abordagem do jogo. Máxima humildade, respeito pelo adversário, grande coesão entre todos nós e, depois levantar a cabeça e tentar ganhar», insistiu.