A generalidade dos amantes do futebol dizem que Rui Vitória chega ao Benfica na pior altura possível: chega para substituir um treinador que foi bicampeão e que deixou o nome gravado a letras de ouro na história do clube.
 
O próprio Rui Vitória, porém, diz que não é bem assim.
 
«Não há um momento ótimo para entrar no Benfica», garantiu.
 
«Olhando para o contexto, para mim este é um momento bom para entrar no Benfica. Seria o primeiro a aceitar um convite do Benfica, fosse ele quando fosse. Tenho o caminho bem definido e sei o rumo que temos que levar.»
 
«Sou um privilegiado. Há centenas e centenas de treinadores que gostavam de estar aqui.»
 
O treinador falava durante a apresentação no Museu Cosme Damião, rodeado pelos 34 troféus de campão da história do Benfica, e fê-lo sempre com enorme tranquilidade.
 
Voltando atrás, e ao facto de substituir um técnico bicampeão, Rui Vitória garantiu que pode ser até uma vantagem: há que saber rentabilizá-lo.
 
«Se há coisa que faço é olhar para o contexto onde estou inserido. Sei o que de bom foi feito nos anos anteriores. Não sou fundamentalista ao ponto de dizer que veio um treinador novo e vai mudar tudo», sublinhou.
 
«Tenho a consciêncida do que foi feito e sei que foi feita muita coisa boa. Não sou um fundamentalista que pensa que as coisas têm que mudar porque sim. Há coisas que vão naturalmente ser mudadas, mas também há coisas que vão ser aproveitadas.» 

LEIA MAIS SOBRE ESTE TEMA:

«Darei a vida por este clube»
«Estou com vontade enorme que chegue o Benfica-Sporting de 9 de agosto»
Rui Vitória e a formação do Benfica: «Não sou tolinho»
«Maxi Pereira? Espero que os oito anos de Benfica façam a diferença»
«Queremos fazer mais na Champions do que foi feito no passado»
«Bem-vindo a casa, Rui»
Luís Filipe Vieira agradece a Jorge Jesus o trabalho feito no Benfica