* por Arnaldo Cafofo

O Estoril perdeu a ocasião de quase garantir a manutenção ao empatar com o União a um golo esta noite na Ribeira Brava no jogo que abriu a 23.ª jornada da Liga.

Os madeirenses entraram no jogo praticamente a ganhar com um tento de Danilo Dias aos dois minutos, mas depois tiveram de aguentar a pressão do adversário.

Os estorilistas saem da Madeira apenas com um ponto, mas poderiam ter saído com um triunfo, não fosse a falta de concretização ao longo do desafio.

O União entrou rápido no desafio e logo aos dois minutos Danilo Dias inaugurou o marcador: uma falha a meio-campo do Estoril que Soares aproveitou para lançar Amilton, que cruza ao segundo poste para o golo do melhor marcador do União.

FICHA DE JOGO DO UNIÃO MADEIRA-ESTORIL

O Estoril tentou reagir, mas só o conseguiu aos 16 minutos um cruzamento largo de Gerso com a bola a embater na trave da baliza de Gudiño.

Pouco tempo depois, Mattheus rematou com perigo, mas Paulo Monteiro evitou o golo. Os estorilistas procuravam o empate e quase o conseguiam aos 33 minutos, quando Mendy ganhou a bola nas costas da defesa insular, contornou o guardião, mas rematou fraco para defesa de Gudiño.

A equipa de Fabiano Soares pressionava e aos 37 minutos Diakhité falhou um lance que levava selo de golo. Na sequência de canto Matheus desviou com um toque de cabeça, mas o central estorilistas, à boca da baliza, a cabecear por cima.

A vantagem dos insulares ao intervalo justificava-se apenas pela eficácia, enquanto o Estoril era uma equipa mais atacante, mas pouco certeira na hora de rematar á baliza.

No segundo tempo, Estoril foi à procura do empate. Era a equipa que mais atacava, mas nem sempre de forma eficaz. Os lances acabavam-se por perder ou o guardião insular resolvia sem grandes problemas.

Aos 71 minutos, o Estoril esteve à beira do empate num lance algo confuso na área do União. Um ressalto na área com a bola a sobrar para Gerso, que passa por Paulinho e por Gudiño, mas remata fraco e vê Diego Galo afastar a bola da baliza.

Os madeirenses seguravam a vantagem no marcador e aguentavam a pressão do Estoril, que após tanta pressão conseguiu mesmo o empate aos 85 minutos.

Um remate de Matheus que Gudiño defendeu para a frente, dando a oportunidade a Mendy, solto na área, fazer o golo do empate. O guardião do União pareceu mal batido no lance.

O golo sofrido fez com que a equipa da casa tentasse reagir... Fê-lo com um remate de Joãozinho, que Kieszek defendeu à segunda... O jogo caminhava para o final com o Estoril com um empate no marcador, que acabou por premiar a equipa orientada por Fabiano Soares, que apesar de estar a perder desde muito cedo foi a que mais procurou o golo, construindo várias oportunidades.