A FIGURA: Filipe Augusto estreou-se da melhor maneira

O médio brasileiro apontou o único golo da partida aos 19 minutos, na sequência de um livre que seria indireto mas virou direto porque acabou no fundo das redes. Regresso feliz do jogador, que fez a estreia no campeonato depois de um longo período afastado por lesão.

O MOMENTO: um balde de terra fria

Um livre indireto, lance sempre perigoso, porém ainda longe da baliza, acabou por ser decisivo no desenrolar e desfecho da partida. Filipe Augusto bateu a bola para junto da pequena área, na também chamada área de guarda-redes. Bruno Varela parecia ter a trajetória da bola controlada e preparava-se para a intercetar mas foi traído…pela terra. A bola embateu numa mancha de terra junto à baliza e alterou ligeiramente a trajetória, traído o movimento do guardião sadino, que ainda assim não saiu isento de culpas no lance. Um golo bizarro que marcou a partida.

LEIA TAMBÉM A CRÓNICA DO JOGO

OUTROS DESTAQUES

Rúben Ribeiro

Um dos mais interventivos do lado vila-condense e aquele que assumiu as rédeas do jogo quando começou a ficar difícil suster o adversário, aproveitando a velocidade e técnica para arrastar atenções e aliviar a pressão sobre os colegas.

Cássio

Apesar de quase ter deitado tudo por terra com um mau passe a meio do segundo-tempo, o guarda-redes do Rio Ave teve um par de boas intervenções que permitiram manter a vantagem no período de maior fulgor ofensivo do Vitória.

Guedes

Noite para esquecer do avançado do Rio Ave no Bonfim. Depois de ter falhado duas oportunidades de golo flagrantes, ainda foi a tempo de ser expulso por acumulação de amarelos a meia hora do final da partida. Exibição para não recordar certamente.

Thiago Santana e Costinha

Um par de lances de algum perigo quase colocaram tudo igual no marcador ainda antes do intervalo, e mesmo no segundo tempo foram dos mais interventivos. Uma dupla que teve resultados, ainda que tenha faltado aquele esforço extra para colocar a bola no fundo das redes. O avançado brasileiro acabou substituído a meio do segundo-tempo, em teoria para dar mais fulgor ofensivo à equipa, mas curiosamente tinha sido ele, até aí, a criar a maioria das ocasiões.

Indisciplina a mais

Talvez influenciados pelo frio que se fazia sentir em Setúbal, uma e outra equipa decidiram tornar a partida um pouco mais quentinha. Desde entradas mais ríspidas a protestos, tudo ajudou para trazer ao de cima o lado menos positivo do futebol. Atente bem: dez cartões amarelos e um vermelho. Muito indisciplinada a partida no Bonfim.